Olha a chuva!

Alerta laranja no Maranhão: "fevereiro tende a ficar mais chuvoso", explica especialista

Nessa segunda (15), o Inmet lançou um alerta laranja para o Maranhão, que significa situação meteorológica perigosa.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Terça-feira de Carnaval chuvosa na Grande São Luís.
Terça-feira de Carnaval chuvosa na Grande São Luís. (Foto: Imirante.com)

SÃO LUÍS – A manhã desta Terça-feira de Carnaval começou com chuva na Grande São Luís. Segundo Hallan Cerqueira, do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal causador de chuva e, neste período do ano, ela se concentra sobre o Maranhão.

"À medida que a zona de convergência cada vez se instala mais aqui nessa região, o mês agora de fevereiro tende a ficar mais chuvoso; março e abril mais ainda. Então é de fato o início do período chuvoso”, explicou Hallan. Ele acrescentou que esse é um "padrão normal" para esta época no Estado.

Nessa segunda-feira (15), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou um alerta laranja para o Maranhão, que significa situação meteorológica perigosa. O nível mais grave é o vermelho. O alerta amarelo é o nível mais baixo.

Segundo o site Clima Tempo, nesta terça (16), a previsão é de bastante chuva em várias regiões do Maranhão. Até quinta-feira (18), ainda de acordo com o site, a projeção é de mais de 200 mm acumulados em áreas do Maranhão e outros Estados.

Os motoristas devem ter cuidado redobrado no trânsito, já que a pista está molhada e a formação de pontos de alagamentos é recorrente.

Em São Luís, a previsão é de terça-feira chuvosa durante o dia e à noite. As temperaturas variam entre 24°C e 28°C.

Veja ações recomendadas pelo Inmet:

- Evite enfrentar o mau tempo.
- Observe alteração nas encostas.
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.