Coletiva

MA já pode ter nova variante do coronavírus; Dino descarta lockdown por ora

Durante coletiva nesta sexta, o governador Flávio Dino falou ainda sobre vacina, Carnaval e São João.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Flávio Dino falou sobre pandemia no Maranhão durante coletiva nesta sexta.
Flávio Dino falou sobre pandemia no Maranhão durante coletiva nesta sexta. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS – Uma variante do novo coronavírus, conhecida como variante de Manaus ou variante do Brasil, já pode estar circulando no Maranhão. Foi o que sinalizou o governador Flávio Dino (PCdoB), durante coletiva de imprensa on-line realizada na manhã desta sexta-feira (29).

“Não há ainda discussão científica de que essa nova variante aqui está, mas há uma intuição, uma leitura empírica de que, provavelmente, já está disseminado em todo o território nacional”, disse. Segundo Dino, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) avalia que o Maranhão já convive com a nova variante do coronavírus. “Esta variante está presente sim em nosso Estado", afirmou.

Ele acrescentou que assim que houver a comprovação científica da presença da nova variante no Maranhão, ele fará o comunicado à população. "Muito provavelmente nós temos, infelizmente, esse desafio adicional no conjunto de desafio que temos enfrentado", pontuou.

Sem lockdown por enquanto

Após apontar o cenário de escalada do novo coronavírus no Estado, o governador descartou a possibilidade de decretar um lockdown neste momento, mas disse que todas as medidas restritivas estão sendo analisadas. "Se for necessário decretar lockdown, nós faremos", frisou.

A taxa de contágio no Maranhão está em 1,37. Quando o valor está acima de 1 significa tendência de crescimento. “A minha prospecção é de que o lockdown não será necessário, a minha visão, mas vamos aguardar”, avaliou o governador.

Leia mais:

Maranhão registra 4.669 mortes e 206.680 casos do coronavírus

São Luís abre cadastro de idosos para vacinação contra o coronavírus

Estudo constata infecção simultânea por duas linhagens do coronavírus

Tire suas dúvidas sobre a vacinação contra o coronavírus no Maranhão

Imirante.com lança hotsite especial de informações sobre o novo coronavírus

Segundo Dino, as medidas restritivas já em vigor podem conter o avanço da pandemia no Estado. Ele apontou ainda que somado a elas, há a vacinação e a oferta de novos leitos, aliados ao uso de máscara, como medidas efetivas para o atual quadro.

Carnaval e São João

O governador, também, ratificou, durante a coletiva, a suspensão do Carnaval e das comemorações de pré-Carnaval, como uma forma de evitar uma explosão no crescimento de casos de Covid-19. O próximo passo do governo é definir se será ponto facultativo na Segunda e na Terça-feira de Carnaval neste ano.

No que se refere às festas juninas, de acordo com Dino, possivelmente, mais uma vez não deverá haver a tradicional festa do São João no mês de junho. “Hoje, o mais provável é que não tenhamos ainda festa junina”, destacou. O governo, no entanto, deve bater o martelo sobre este assunto até o mês de maio.

Vacinação

Os números de doses de vacina contra a Covid-19 recebidas pelo Maranhão também foram apresentadas na coletiva. Foram recebidas, até o momento, 233 mil doses:

CoronaVac: 164.240

AstraZeneca: 48.500

CoronaVac: 20.500

Ele explicou que todas as doses da AstraZeneca foram entregues aos municípios tendo em vista que a segunda dose só será aplicada após o intervalo de três meses. “No caso da CoronaVac, nós fizemos a reserva da segunda dose. Nós entregamos aos municípios a primeira dose. E temos sob a guarda do governo do Estado a segunda dose, por quê? Porque o intervalo entre as doses é menor. Então se nós vacinássemos todas as pessoas com esse conjunto, a primeira dose, haveria o risco de quando da data indicada para a segunda dose, que é entre 20 e 28 dias, não houvesse a segunda dose. E, com isso, se perderia uma parte da eficácia da vacina”, esclareceu.

Coronavírus no Maranhão

A SES informou, em boletim divulgado na noite dessa quinta-feira (28), que o Maranhão tem 4.669 mortes e 206.680 casos confirmados do novo coronavírus. De acordo com a SES, foram contabilizados sete óbitos e 390 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas no Estado, sendo 83 na Grande Ilha de São Luís, 29 em Imperatriz e 278 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, está em 2,25%.

Assista à coletiva completa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.