Solenidade

Empossados nove defensores públicos estaduais do Maranhão

Os novos membros da carreira comporão o grupo de 1ª classe da instituição.

Imirante.com, com informações da DPE-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19

SÃO LUÍS - Foram empossados na Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) nove novos defensores públicos, em solenidade realizada no Auditório Neiva Moreira, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. Os novos membros da carreira comporão o grupo de 1ª classe da instituição.

A solenidade foi presidida pelo defensor-geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, acompanhado pelo procurador-geral Rodrigo Maia, representando o governador Flávio Dino; o subdefensor-geral do estado, Emanuel Pereira Accioly; o defensor público Cosmo Sobral da Silva, representando a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão; o presidente da Ordem dos Advogado do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA), Thiago Diaz; e a defensora pública Ana Flávia Melo e Vidigal Sampaio, decana da classe.

Renovação

Em seu pronunciamento, o gestor da DPE-MA destacou a renovação da instituição com a posse, permitindo assim a expansão da Defensoria no Maranhão e, consequentemente, o fortalecimento da luta pela concretização dos ideais de justiça e do Estado Democrático de Direito.

Werther de Moraes Lima Junior ressaltou ainda aos novatos o papel do defensor enquanto agente político além do compromisso e responsabilidades inerentes ao cargo em que foram efetivados. “Como defensor, não combina a filosofia de fazer o mínimo necessário, omitindo-se o máximo possível. Busquemos resolver todos os problemas que nos chegam às mãos, alguns jurídicos, outros jurídicos-sociais, outros apenas humanos”, disse o defensor-geral durante o discurso de boas-vindas.
Representando os empossados, o defensor Marcelo de Miranda Taglialegna relembrou durante o discurso a trajetória do grupo, a emoção pela posse e as expectativas para atuação na DPE. “A partir de então, como defensores públicos, nos juntamos à luta pela democracia e pela proteção dos direitos humanos, visando garantir o pleno acesso à justiça aos destinatários do nosso serviço: os assistidos”, garantiu.
O novo defensor declarou ainda ser um privilégio e uma honra ingressar no quadro da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, acrescentando que a DPE-MA é “reconhecida por ser modelo e referência em todo o território nacional. Uma instituição autônoma, respeitada, que faculta aos seus membros as melhores condições para o exercício de suas atribuições institucionais”.

Foram empossados os defensores Marcelo de Miranda Taglialegna, Mayara Rossales Machado, Gustavo Renani Von Brixen Montzel, Livia Cavalcante Aguiar Lessa Bessa, Evily Melo Queiroz, Adriana Esteves Malta de Rezende, Lidia Rocha Mesquita Nobrega, João Fernandes de Barros Neto e Túlio Licinio Curvelo Garcia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.