Aumento na gasolina

CCJ da Assembleia vai analisar 'CPI dos Combustíveis'

Caso seja aprovada, deputados devem iniciar debates em uma semana.

Diego Torres / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

SÃO LUÍS - Foi protocolada na tarde desta segunda-feira (24) o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as causas do aumento no valor do litro do combustível em São Luís. A proposta é do deputado Othelino Neto (PC do B) e contava com o apoio de 18 parlamentares, seis a mais que o necessário para que seja instaurada a CPI, no momento em que o documento foi protocolado na diretoria da Assembleia Legislativa. Entre os dias 11 e 12 de março, postos de combustíveis remarcaram os preços de combustíveis e aumentaram, em média, R$ 0,20 o valor do litro da gasolina e do álcool.

Depende, agora, somente de um parecer técnico da Comissão de Constituição e Justiça a aprovação do requerimento de abertura da 'CPI dos Combustíveis'. Pelo regimento da Casa, depois que a proposta é publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa, pode durar até três dias a escolha dos membros da comissão.

Entenda o caso

O deputado Othelino Neto iniciou a procura por apoio à proposta de abertura de CPI na semana passada, um dia depois de O Estado publicar uma reportagem mostrando que o Ministério Público Estadual (MP/MA) iniciou uma investigação para apurar as causas do aumento repentino no preço dos combustíveis. O presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Maranhão, Orlando dos Santos, chegou a afirmar que o mercado é livre para praticar qualquer preço, mesmo que fosse a R$ 10,00. O posicionamento do sindicalista e empresário fez com que a promotora do Consumidor rebatesse o dado, e ressaltou a existência de entidades reguladoras, como é o caso do Conselho Administrativo de Defesa Econômica Cade e da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.