SÃO LUÍS - Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra uma grande quantidade de esgoto sem tratamento sendo despejado no mar da Praia do Calhau, em São Luís, após a forte chuva que caiu durante a manhã desta terça-feira (7). As imagens mostram os resíduos de coloração escura descendo pela praia, uma das mais frequentadas por maranhenses e turistas.
Em nota, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) informou que os equipamentos de esgotamento sanitário sob sua responsabilidade estão operando em pleno funcionamento, conforme os padrões técnicos e ambientais exigidos, e explica que o fenômeno conhecido como "língua negra", que é a formação de detritos e sedimentos lançados no mar, resulta do descarte inadequado desses resíduos por terceiros. A CAEMA ressalta ainda que os descartes irregulares, que são provenientes de diversas origens, muitas vezes desconhecidas, comprometem a qualidade do ambiente urbano e hídrico.
"Tais práticas não têm qualquer relação com o funcionamento das instalações da CAEMA, que realiza monitoramento constante e manutenção rigorosa de seus sistemas. A CAEMA reafirma seu compromisso com a ampliação e modernização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, alinhando-se às políticas públicas de saneamento do governo estadual e federal", afirma a nota da CAEMA.
Fortes chuvas em São Luís
A chuva apareceu na Grande São Luís na manhã desta terça-feira (7) e, com ela, os transtornos. São pontos que acumulam muita água, e não é de hoje. O Mercado Central, por exemplo, voltou a ficar alagado, e no trecho havia carros estacionados.
Imagens registradas em diversos bairros mostraram veículos em área empoçada, motociclistas em meio ao aguaceiro e as dificuldades no trânsito que exige mais cuidado por parte dos condutores.
Assista ao vídeo:
Saiba Mais
- Caema é condenada em R$ 50 mil por vazamentos de esgoto na Península da Ponta d'Areia, em São Luís
- Doze milhões de crianças e adolescentes vivem sem acesso a esgoto no Brasil
- Esgoto a céu aberto invade casas e incomoda moradores do Olho D'água
- Levantamento aponta que apenas 20% do esgoto produzido em São Luís é tratado de forma adequada
- São Luís é a 15° pior cidade na oferta de saneamento básico, diz estudo
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.