PAÇO DO LUMIAR - Moradores do Condomínio Bianca, situado na Rua Santa Filomena, no bairro Vila São José, município de Paço do Lumiar, denunciaram uma série de transtornos aos quais têm sido submetidos, por causa de seguidas queimadas registradas em vegetação de uma área vizinha ao residencial.
A fumaça invade as casas e afeta a saúde dos moradores, principalmente de crianças e idosos, que têm buscado atendimentos de urgência em unidades de saúde com casos graves de asma, mal estar e dores de cabeça.
O Corpo de Bombeiros já foi acionado para fazer intervenções no local, e agora os moradores pedem uma investigação a respeito de um possível incêndio criminoso, uma vez que o problema tem se repetido por semanas.
Nesta sexta-feira, por exemplo, a informação é de que se chegou ao terceiro dia consecutivo de chamas na área florestal, com intensa fumaça e fuligem, que acaba invadido todos os cômodos das residências vizinhas ao território.
Na área de lazer do condomínio, por exemplo, não é possível ser utilizada quando a fumaça chega ao ambiente.
Os moradores pedem que após as chamas serem controladas, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil façam uma perícia no local para verificar a possibilidade de o incêndio ter sido provocado por material combustível de forma criminosa.
Eles também querem investigação do Grupamento Ambiental da Polícia Militar e do Ibama.
Além disso, pedem providências por parte da Prefeitura de Paço do Lumiar.
Outro lado
O Imirante entrou entrou em contato com a Secretaria de Comunicação de Paço do Lumiar para obter um posicionamento a respeito do caso, e aguarda resposta.
Em contato com o Portal Imirante, o comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel Célio Roberto, por sua vez, afirmou que já repassou o caso para que equipes da corporação solucionem o problema.
Saiba Mais
- Área queimada no Brasil até novembro quase dobra em relação a 2023
- Homem é preso por praticar incêndio em área de preservação ambiental no MA
- Focos de incêndios no Brasil já são 76% maiores que em 2023
- Saiba qual serviço procurar ao sentir sintomas provocados pela fumaça dos incêndios
- Cerca de 15,4 milhões de pessoas foram afetadas pelas queimadas em 2024
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.