BRASÍLIA - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou a atividade pesqueira por 120 dias pescadores de embarcações que tenham protocolado pedido de renovação junto às Superintendências Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira (13).
De acordo com o diretor do Departamento de Registro, Monitoramento e Controle da Aquicultura e Pesca, Márcio Cândido, a portaria permite que os pescadores deem continuidade às suas atividades enquanto processos herdados do extinto Ministério da Pesca, incorporado pelo Mapa, são analisados e executados.
“A publicação vem dar um fôlego e é positiva para os pescadores, enquanto estamos analisando processos, como o período de pesca do camarão ou do atum, por exemplo, que poderiam gerar filas para a renovação do pedido de autorização. Ela permite que as embarcações continuem operando, mas respeitando o período de defeso dessas espécies, ao mesmo tempo em que dá tranquilidade ao setor pesqueiro”, explicou.
Saiba Mais
- Brasil só tem dados sobre condições de metade do estoque pesqueiro
- Governo Federal reativa mais de 3 mil licenças de pescadores no Maranhão que haviam sido suspensas
- Municípios do Maranhão recebem kits para desenvolver pesca artesanal
- STF mantém suspensão do período de defeso e de pagamento de seguro a pescadores
- Falta de dados sobre pesca é obstáculo para gestão sustentável, diz secretário
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.