SÃO LUÍS - Durante entrevista ao programa Ponto Final desta segunda-feira (05), o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, falou sobre a quarta edição do Maranhão de Reencontros, que teve início no último domingo (4) e contou com um grande número de participantes.
“O Maranhão de Reencontros foi um projeto idealizado assim que o governador Carlos Brandão assumiu o Estado. A gente estava voltando de um período de pandemia. Durante muito tempo, praticamente dois anos, as brincadeiras, os grupos culturais, o São João, as nossas manifestações não se apresentaram em local nenhum. Então, logo depois da pandemia, o governador Carlos Brandão teve essa ideia de fazer o Maranhão de Reencontros. O que é o Reencontros? É reencontrar a nossa cultura, a tradição, a volta do São João, de fato, para as ruas, para a população. Então, é o quarto ano desse projeto, um projeto maravilhoso ali naquela concha acústica maravilhosa, naquela região ali da Lagoa da Jansen, um ponto turístico do nosso Estado, da nossa capital. E ontem [no domingo, no dia 4 de maio] foi o pontapé inicial do São João do Maranhão, que é o Maranhão de Reencontros, as nossas prévias, todos os domingos de maio ali na concha acústica. Então, ontem tivemos mais de 4 mil pessoas, foi o recorde de público em todos os anos da concha acústica. Então, a gente está muito feliz, porque é o momento da gente aquecer os nossos corações, aquecer os tambores, aquecer as nossas manifestações, para a gente, a partir do dia 30 de maio, que é o início do São João, de fato, que a gente abre lá no Centro Histórico”, destacou Yuri Arruda.
Começou, no último domingo (4), a quarta edição do Maranhão de Reencontros, que é a prévia oficial do São João do Maranhão e será realizada em todos os domingos do mês de maio, na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen, em São Luís.
O evento conta com apresentações de bumba meu boi, danças juninas, forró, culinária típica e todas as tradições que fazem do São João um espetáculo único.
No primeiro dia de programação, houve apresentações do Tambor de Crioula Arte Nossa, Boi Pirilampo (alternativo), Boi de Nina Rodrigues (sotaque de orquestra), Companhia Barrica (alternativo), Boi da Maioba (sotaque de matraca).
O Maranhão de Reencontros é o projeto de prévia do São João do Maranhão, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), que este ano vem com o tema “São João: O Maior do Mundo é aqui no Maranhão!".
A Secma destaca que o projeto é a oportunidade de estar de novo com as tradições e músicas que fazem o São João. Um reencontro com a cultura, com as raízes, com a culinária e com o que o Maranhão tem de mais autêntico.
Assista a entrevista:
Saiba Mais
- Beto Castro busca presidência da Câmara de Vereadores em 2027
- Terra Zoo realizará evento junino para os pets em São Luís
- Erasmo Dibell fará show em São Luís nesta sexta-feira (23)
- Baixa vacinação aumenta casos de vírus respiratórios no Maranhão
- NAAP do Idomed ajuda alunos de medicina com desafios emocionais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.