Superlotação

Cresce a procura por atendimento com sintomas gripais em Imperatriz

UPA São José registra 150 atendimentos por dia, de pacientes com sintomas gripais.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 26/03/2022 às 18h41
O vacinômetro da Semus aponta que 80% da população maior de 12 anos está imunizada com duas doses de vacina.
O vacinômetro da Semus aponta que 80% da população maior de 12 anos está imunizada com duas doses de vacina. ( Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - Os últimos boletins epidemiológicos sobre a Covid-19 em Imperatriz apresentam estabilidade no número de casos. A última morte provocada pela doença na cidade foi registrada no dia 30 de dezembro de 2021, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), e há um óbito suspeito ainda em investigação. O vacinômetro da Semus aponta que 80% da população maior de 12 anos está imunizada com duas doses de vacina.

Leia também:

Enchente: mais de 230 famílias estão desabrigadas na cidade de Imperatriz

Prefeito de Imperatriz cancela Carnaval 2022 na cidade

Mirador e Imperatriz somam mais de 430 famílias atingidas pelas enchentes

A preocupação das autoridades, no momento, é com o aumento de casos de síndromes gripais que estão superlotando as unidades de saúde. A procura cresceu em todos os 39 postos da cidade nesta primeira semana de janeiro. Por causa do aumento da demanda, o município precisou ampliar o atendimento e só a UPA São José, que recebe casos moderados e graves, vem atendendo cerca de 150 pessoas por dia, com sintomas gripais.

Nos casos leves, a orientação é procurar as unidades básicas de saúde. Para os casos graves em crianças, a referência é o Hospital Municipal Infantil, Socorrinho. A Secretaria Municipal de Saúde informou que em breve deve fazer uma testagem em massa em vários pontos da cidade.

Imperatriz não tem casos confirmados de gripe H3N2. Algumas amostras foram coletadas pelo Governo do Estado e enviadas para o laboratório central, ainda sem resultado.

O ambulatório para casos suspeitos de Covid-19 continua funcionando no posto de saúde do bairro Vila Nova.

Carnaval cancelado

Nessa quarta-feira (5) o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, usou as redes sociais para tornar pública a informação sobre o cancelamento do Carnaval de Imperatriz. Assim como na capital São Luís e em outras cidades, a decisão também considerada as condições de saúde da população, com o surto de gripe, mas também os problemas de infraestrutura e principalmente a situação de centenas de pessoas desabrigadas ou desalojadas pela enchente do rio Tocantins e dos riachos que transbordaram na cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.