Monitoramento

Imperatriz está em alerta vermelho para mais chuvas até esta terça (4)

De acordo com a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, choveu 120 mm em apenas 13 horas.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 26/03/2022 às 18h43
A Defesa Civil trabalha com o monitoramento dos pontos mais alagados deixando em alerta os moradores do Parque Alvorada I e II.
A Defesa Civil trabalha com o monitoramento dos pontos mais alagados deixando em alerta os moradores do Parque Alvorada I e II. ( Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros)

IMPERATRIZ - A Prefeitura de Imperatriz emitiu nota com previsão de mais chuva com alerta vermelho e grau de severidade máximo para as próximas horas na cidade e municípios vizinhos.
O alerta com base nas informações do Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet) diz que que a previsão é de chuva superior a 60mm/h ou maior que 100 km/h, com início hoje, válido até às 10h de terça-feira (4) de janeiro.

Leia também:

Erosão interdita BR-010 no município de Governador Edison Lobão

Em Imperatriz, 130 famílias são afetadas por inundações; Maranhão tem alerta de mais chuvas intensas

A Defesa Civil trabalha com o monitoramento dos pontos mais alagados deixando em alerta os moradores do Parque Alvorada I e II. Além disso, o trabalho da equipe monitora o nível do rio Tocantins, que já está 10 metros acima do normal e dos riachos que cortam a cidade.

Imperatriz enfrentou mais um dia de fortes chuvas desde a madrugada desta segunda-feira (03). De acordo com a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, choveu 120 mm em apenas 13 horas.

Uma força-tarefa reúne de forma estratégica a Defesa Civil, Superintendência de Limpeza Pública (SLP), secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), Desenvolvimento Social (Sedes), Governo e Projetos Estratégicos (Segov), entre outros órgãos responsáveis para ações urgentes voltadas à população.

De acordo com o superintendente Josiano Galvão, que acompanha com a equipe técnica da Defesa Civil, mais de 500 famílias foram afetadas pelas inundações, sendo que 130 estão desabrigadas e 58 desalojadas.

“O período chuvoso começou em outubro de 2021, desde lá, a Defesa Civil, bem como outros órgãos municipais, já se preparavam para o que poderia ser o 'inverno' mais rigoroso dos últimos anos. Diante disso, a Prefeitura já tinha elaborado um plano de contingência visando proteção, apoio e prevenção nos principais pontos de alagamentos, e é isso que estamos fazendo. Infelizmente a quantidade de chuva foi maior, porém nossa equipe com 50 bis, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Setran, Policia Militar, entre outros órgãos, estão auxiliando e trabalhando no que for necessário aos atingidos”, explica Josiano.
Em Imperatriz, os abrigos estão localizados na Igreja Jerusalém Celeste, Escola Tiradentes, Igreja São Sebastião, Quadra Caema, Parque de Exposições, Igreja Assembléia De Deus - Caema, Escola Governador Acher, com previsão de ampliar os locais.
Em caso de emergência a população pode entrar em contato pelo número disponibilizado pela Defesa Civil: (99) 99152-0832. O serviço é ofertado 24 horas por dia.
A Secretaria de Trânsito também divulgou alerta sobre interdições na rua Ceará e Leôncio Pires Dourado, no bairro Bacuri, nos dois trechos cortados pelo riacho que transbordou impedindo a passagem de veículos.

Veja na íntegra a nota da prefeitura sobre o alerta vermelho:

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta vermelho com grau de severidade máximo para as próximas horas em Imperatriz e municípios vizinhos.

O alerta informa que a previsão é de chuva superior a 60mm/h ou maior que 100 km/h, com início hoje, válido até às 10h de terça-feira (04) de janeiro.

A Defesa Civil recomenda em caso de rajadas de ventos, que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, é indicado que aparelhos elétricos e quadros de energia sejam desligados.

Uma força-tarefa com órgãos responsáveis estão trabalhando nos principais pontos afetados pela chuva. Em caso de emergência a população pode entrar em contato pelo contato da Defesa Civil, (99) 99152-0832.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.