Eleições 2020

Tumulto e filas marcam primeiras horas da votação em Imperatriz

Em algumas seções, a votação começou com mais de duas horas de atraso.

Angra Nascimento/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Além da dificuldade de muitos eleitores com relação ao local de votação, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a votação começou com mais de duas horas de atraso. (Foto: Angra Nascimento / Imperatriz)
Além da dificuldade de muitos eleitores com relação ao local de votação, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a votação começou com mais de duas horas de atraso. (Foto: Angra Nascimento / Imperatriz)

IMPERATRIZ - As primeiras horas de votação em Imperatriz, neste domingo (15), foram marcadas por tumulto, filas e desorganização. Centenas de idosos que chegaram cegaram cedo para votar, não encontraram os locais de votação. Além disso, havia poucas informações e muitos desistiram de votar, após percorrer até quatros locais.

“Não consigo encontrar meu local de votação. Já fui em quatro lugares e nada, e pior, ninguém dá informação”, reclama a eleitora Luciene Araújo. Dona Edilva Gomes, 75 anos, chegou cedo para votar, conforme orientação, e também, não encontrou o local de votação. “Cheguei só para ficar aglomerada aqui. Não tem água, não tem álcool, não tem nada, um total desrespeito, além de ser perigoso isso aqui. Vou voltar para casa sem votar”.

Além da dificuldade de muitos eleitores com relação ao local de votação, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a votação começou com mais de duas horas de atraso. Nesse local, onde concentram cinco secções da zona 33, até tinham urnas eletrônicas, mas por falta mesários, o início da votação atrasou.

“Cheguei aqui às 6h30 para poder votar e estou esperando até agora. Na seção que voto não tem nem mesários. Nessa situação que está não tem condição”, reclama a leitora Maria do Rosário. “Sou funcionário público, por isso, ainda não desisti. Isso é uma falta de respeito, principalmente com as pessoas idosas”, enfatizou seu Francisco Rodrigues de 80 anos.

A votação em Imperatriz, segundo maior colégio eleitoral do Maranhão, teve início às 7h e segue até às 17h. Os idosos estão orientados a votar pela manhã, mas tem prioridade durante todo o dia. Na cidade, são duas zonas eleitorais, a 33 e a 65. Um total de 169.217 eleitores aptos a votar. 10 candidatos disputam o cargo de prefeito e 461 concorrem as 21 vagas na Câmara Municipal de Imperatriz.

Crime

(Foto: Angra Nascimento / Imirante.com)
(Foto: Angra Nascimento / Imirante.com)

A sujeira nas ruas, principalmente próximo aos locais de votação, causada por santinhos de candidatos, espelhados pelo chão, marcou o domingo (15) de votação em Imperatriz.

Embora seja crime, candidatos se arriscaram e poluíram as ruas da cidade com propaganda eleitoral. Três pessoas foram conduzidas pela Polícia Federal, por essa prática.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.