Justiça

Farmácia é fechada por descumprimento de plantão em Imperatriz

Drogarias são obrigadas a funcionar 24h em sistema de rodízio, para atender a população.

Imirante.com Imperatriz / com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Equipes da Vigilância Sanitária realizam fiscalizações.
Equipes da Vigilância Sanitária realizam fiscalizações. (Foto: divulgação)

IMPERATRIZ - O descumprimento de uma lei municipal e uma portaria estadual que disciplinam o plantão, em sistema de rodízio, levou a Vigilância Sanitária Municipal a fechar ontem (21), uma drogaria no Parque Anhanguera por 72 horas, e instaurar processo administrativo que pode resultar em multa.

A chefe do Núcleo de Produtos, da Vigilância Sanitária, Drielly Fregona, destaca que o descumprimento da legislação consiste em “um crime gravíssimo contra a Saúde Pública, que pode recorrer até na perda da vida de alguém pelo fato de a pessoa precisar da medicação e não ter onde comprá-la”.

O calendário prevê que diariamente entre cinco e seis drogarias distribuídas em vários pontos da cidade funcionem em sistema de plantão de 24 horas para atender a população.

Equipes da Vigilância Sanitária realizam fiscalizações em dias aleatórios para confirmar se os estabelecimentos estão funcionando conforme a escala, situação em que foi flagrada a drogaria fechada.

“Nós orientamos as drogarias que estiverem de plantão podem baixar as portas, mas terão de ter, ao menos, uma portinhola aberta, as luzes acessas e ter um indicativo como um pôster ou algo que anuncie que aquela drogaria está de plantão”, exemplificou.

Desde o início do ano até ontem já foram fechados dois estabelecimentos farmacêuticos por descumprimento do rodizio do plantão. No ano passado foram 27 interdições pelo mesmo motivo.

O que diz a legislação

A Lei Ordinária nº 1.526/2013, em âmbito municipal, diz que as drogarias são obrigadas a realizar plantão pelo sistema de rodízio para atendimento ininterrupto. A Vigilância Sanitária fica responsável pela fiscalização noturna e para impor as penalidades legais aquelas drogarias que descumprirem o rodízio.

Já a Portaria Estadual nº 07/1987 diz no artigo 4º o seguinte: “O descumprimento ao plantão será considerado falta grave, nos termos do Artigo 274 da Lei .4588, e ensejará, de imediato, o fechamento do estabelecimento por 24 horas, por parte do órgão fiscalizador, independentemente, de aberto de aberto inquérito policial para apurar a responsabilidade pela do infrator”.

Mais rigorosa, a Portaria Estadual acrescenta no Parágrafo Único que em caso de reincidência, o fechamento cautelar será de 72 horas e pode culminar com a interdição definitiva do estabelecimento em caso o julgamento do auto de infração conclua pelo dolo ou má fé do proprietário.

No Artigo 5º, o último da portaria, consta que o proprietário do estabelecimento farmacêutico fechado por descumprimento da escala de plantão ficará por cinco anos impedido de se reestabelecer em qualquer município do Estado do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.