Dezembro Vermelho

Programa registra quase 2 mil casos de HIV em ITZ

Homens são maioria dos infectados com o vírus. Idosos representam 25% dos pacientes diagnosticados com HIV.

Tátyna Viana/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
O exame para o diagnóstico é feito com uma pequena amostra de sangue e consegue identificar em no máximo 30 minutos se o paciente é portador do vírus da Aids.
O exame para o diagnóstico é feito com uma pequena amostra de sangue e consegue identificar em no máximo 30 minutos se o paciente é portador do vírus da Aids. ( Foto: Reprodução)

IMPERATRIZ - Um levantamento do Programa DST/AIDS mostra que na Região Tocantina, incluindo as pessoas que vêm de cidades vizinhas, já foram diagnosticados 1706 casos de HIV em Imperatriz. Desses, 1016 são moradores da cidade e cerca de 25% são idosos. Os dados são desde a implantação do programa, mas no período de 2014 a julho deste ano, estão os 384 casos mais recentes, 227 em homens e 157 em mulheres.

Leia também:

Garantia de tratamento para todos reduz em 16% os óbitos por Aids no país

No Dia Mundial contra Aids, o foco é ampliar testes para diagnóstico

Renata Pilar, coordenadora do programa DIST/AIDS, esclarece que do total de registros, apenas 1324 pacientes estão em tratamento em Imperatriz.
“Esse número é em virtude de desistência, transferência para programas de outras cidades ou óbito”, informou.

O exame para o diagnóstico é feito com uma pequena amostra de sangue e consegue identificar em no máximo 30 minutos se o paciente é portador do vírus da Aids. Os pacientes passam por aconselhamento, uma espécie de entrevista para o levantamento de dados sociais e orientações de cuidados sobre a doença. Quem recebe o resultado positivo é encaminhado para o programa e já inicia o tratamento.

Nem toda pessoa que descobre o vírus chega a desenvolver a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Isso acontece por conta das variações dos sistemas imunológicos de cada pessoa ao combater o HIV. Em alguns casos a infecção evoluirá mais rápido do que em outros, chegando a fase chamada de AIDS.

O dezembro vermelho é o mês de conscientização e prevenção à Aids. Em Imperatriz várias atividades alusivas serão realizadas em pontos da cidade até o fim de dezembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.