Prestação de contas de prefeituras

"O desafio do tribunal é capacitar os prefeitos", diz presidente do TCE-MA

Novo sistema de apresentação das contas das prefeituras será digital a partir de abril.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
O novo sistema, que será digital, entra no ar em abril.
O novo sistema, que será digital, entra no ar em abril. (Foto: Reprodução/Internet)

IMPERATRIZ – O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), José de Ribamar Caldas Furtado afirmou que o maior desafio e do tribunal é educar, treinar e capacitar os prefeitos. A liderança participou, nessa sexta-feira (10), em Imperatriz, de um seminário com gestores de municípios da Região Tocantina para apresentar o novo sistema do órgão para a prestação de contas e abordar sobre o desenvolvimento de micro e pequenas empresas.

Em entrevista especial ao portal Imirante Imperariz , Caldas Furtado afirmou que o evento realizado em Imperatriz marcou o início da um projeto de interiorização que tem por objetivo preparar os gestores para o novo sistema que entra no ar a partir do dia 4 de abril por meio da plataforma digital. Com isso os processos que forem produzidos pelos municípios terão de ser digitais em vez de digitalizados.

“Tenho dito que o grande desafio do Tribunal de Contas no primeiro momento é educar. É educar, é trenar, é capacitar”, frisou.

Caldas Furtado adiantou que o TCE está com as portas abertas para receber os gestores e tirar dúvidas, não apenas em encontros como esse para evitar problemas futuros.

“Nós damos possibilidade aos gestores de procurarem o tribunal para, no seu dia a dia, tirar dúvidas, de tal forma que eles tenham todas as condições de fazer o trabalho dentro da lei, dentro daquilo que é legitimo, e que a sociedade espera, que é a efetiva aplicação dos recursos público, que é a efetividade das políticas públicas”, encerrou Caldas Furtado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.