Novo modelo de prestação de contas

TCE inicia, por Imperatriz, divulgação de novo sistema de prestação de contas

O encontro do TCE com gestores foi no auditório do palácio do comércio.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
O presidente do TCE, José de Ribamar Caldas Furtados disse que Imperatriz foi o primeiro município a conhecer a nova plataforma.
O presidente do TCE, José de Ribamar Caldas Furtados disse que Imperatriz foi o primeiro município a conhecer a nova plataforma. (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – O auditório do palácio do comércio ficou lotado de pessoas de vários municípios durante o II Encontro do Tribunal de Contas e Desenvolvimento local, realizado nesta sexta-feira (10). O TCE vai realizar a próxima etapa do encontro em São Luis com gestores de todo o Estado.

O presidente do TCE-MA, José de Ribamar Caldas Furtado disse que o evento marcou o início do trabalho de interiorização e atualização dos gestores e da sociedade sobre as ações do tribunal.

De forma específica, técnicos do TCE participaram do encontro, ocasião em que apresentaram e tiraram dúvidas sobre a nova sistemática de apresentação das prestações de contas que entra em vigor a partir de abril deste ano.

Os gestores, também, foram sensibilizados sobre a importância da aplicação da lei geral da micro e pequena empresa que tem, na visão do TCE, uma missão muito especial que é fomentar o desenvolvimento local.

“Até o ano passado os documentos produzidos pelos municípios eram digitalizados, escaneados e apresentados ao tribunal. Agora não, os documentos produzidos pelos municípios serão apresentados em planilhas eletrônicas em plataforma digital do TCE”, destacou o presidente do tribunal.

Caldas Furtado fez questão de enfatizar que o novo sistema vai trazer muitos benefícios, começando pela facilidade na apresentação da prestação de conta.

“Primeiro irá facilitar a apresentação da prestação de contas, depois irá agilizar a tramitação e apreciação ou julgamento”, disse, sem citar prazos.

O novo modelo entra em vigor a partir do dia 4 de abril, o prazo final para a apresentação da prestação de contas.

“Em verdade os gestores apresentam (a prestação de conta) no decorrer do exercício financeiro várias informações e no início do ano subsequente apresentam a prestação de contas (contas referentes ao ano anterior)”, encerrou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.