Em Mundial de Educação Profissional

Maranhense conquista medalha de bronze em seletiva para mundial de educação profissional

O imperatrizense Marcos Pereira Maia disputou com alunos de todo o Brasil.

Imirante Imperatriz com informações da Fiema

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
Marcos Pereira Maia conquista a medalha de bronze numa das seletivas do maior evento do mundo sobre educação profissional.
Marcos Pereira Maia conquista a medalha de bronze numa das seletivas do maior evento do mundo sobre educação profissional. (Foto: Divulgação/ Assessoria de Imprensa da Fiema.)

IMPERATRIZ – O estudante maranhense do curso de movelaria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Marcos Pereira Maia, 19 anos, conquistou a medalha de bronze numa seletiva da WorldSkills 2017, o mundial de educação profissional, que ano que vem, pela primeira vez, será realizado em Abu Dhabi, no Oriente Médio.

O jovem de Imperatriz enfrentou alunos da entidade de todo o Brasil. Com a classificação, o Maranhão ganha o título de terceiro melhor do Brasil na profissão e primeiro do Nordeste. A edição deste ano da WorldSkills foi realizada na cidade de São José dos Pinhais (PR).

“É uma felicidade enorme que estou sentindo em receber essa medalha. A última melhor colocação do nosso estado em movelaria era o 6º lugar, então, o salto foi muito grande, conseguimos valorizar ainda mais a profissão de moveleiro”, contou Marcos Pereira, que dividiu o pódio com os estudantes Fábio Serpa Crisóstomo (1º lugar/Senai-DF) e Fabrício de Lima Teixeira (2º lugar/Senai-MG).

Durante as provas, Marco Pereira precisou realizar desafios que simulam situações reais do dia a dia, dentro de padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas individuais e coletivas na profissão.

Em uma oficina montada especialmente para a prova, Marcos e os demais alunos do Senai, que participaram da seletiva, tiveram que construir dois móveis e juntar os dois em uma única peça no tempo total de 18 horas, de forma rápida, planejada e criativa.

“Foi difícil, mas não fiquei assustado com o desafio porque durante o treinamento no Senai em Imperatriz tive que fabricar vários móveis diferentes, treinava até 10 horas por dia, então, estava preparado para a prova, assim como estou para o mercado de trabalho”, ressaltou.

Marcos disse, ainda, que suas expectativas são muitas em razão de morar em Imperatriz, cidade que é conhecida por ter o polo moveleiro mais desenvolvido do Estado. Ele poderá atuar em várias áreas, como indústria de móveis, empresas que produzem móveis sob medida ou especializadas em reformas e restaurações. “Antes de vir para a competição, já recebi proposta de emprego em uma empresa, mas também tenho a intenção de continuar estudando, quem sabe me tornar instrutor”, afirmou Marcos, que tem vontade de ajudar outras pessoas a descobrir seus talentos.

O diretor regional do Senai, Marco Moura, disse que os técnicos qualificados pela entidade estão entre os profissionais mais requisitados pelo mercado de trabalho. “Quem é qualificado tem mais chances de conseguir emprego em tempos de crise econômica e em qualquer outro momento. Cerca de 80% dos jovens brasileiros não têm acesso às universidades. No Maranhão esse número também é muito alto. Nesse contexto, a educação profissional é um bom um caminho para a construção de carreiras de sucesso”, explicou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.