Houston (Estados Unidos) – O Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA) reforçou, mais uma vez, o seu expressivo trabalho na robótica educacional de competição ao ocupar o 37º lugar no World FIRST®️ Championship Houston, que reuniu mais de 200 equipes de todo o mundo na cidade americana de Houston, no período de 17 a 20 de abril.
A equipe Everest, a primeira maranhense na competição e única representante do Nordeste, participou da categoria First Tech Challenge (FTC), juntamente com as equipes mineiras Amigos Droids e Tech Zeus. Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e diretor regional do SESI-MA, Edilson Baldez das Neves, toda equipe está de parabéns pelo trabalho e dedicação. “Participar de uma competição desse nível já é uma conquista muito significativa. O mais importante não é ser o primeiro, mas participar da competição! Vocês já são vitoriosos”, destacou Baldez.
“Há apenas quatro anos o SESI Maranhão retomou a robótica de competição e já temos expressivos e significativos resultados seja em torneios regionais, nacionais e, agora, pela primeira vez, no internacional. Só o fato de ter contato com outros alunos de todo o mundo e ver outras programações de robô e a própria estrutura da FIRST é algo que impacta de forma muito positiva nos alunos e em nós educadores, por acreditar nesse projeto que transforma concretamente a vida de milhares de alunos em todo o mundo”, sinalizou o superintendente do SESI-MA e incentivador da robótica e líder da comitiva a Houston, Diogo Lima.
Para o técnico da equipe, Eugênio Hoffmann, o mundial foi uma grande conquista e uma vitrine do que há de mais atual em programação e intercâmbio com outras equipes. “Tivemos um desempenho bom. Das dez partidas, ganhamos 4. Como o jogo se trata de uma aliança, o resultado não dependia apenas do nosso robô e sim da dupla formada por cada aliança. Tivemos alguns problemas com a automação do robô e pouco tempo para resolver essas questões, já que as partidas de dois minutos e meio aconteciam em intervalos de meia em meia hora. Mas numa avaliação geral fomos vencedores por avançar em várias etapas, como a língua estrangeira e as apresentações de salas nas quais os juízes avaliam a inspiração, a inovação, o pensamento criativo, a conexão, o design, a motivação e o controle.”
Dos 12 pontos avaliados pelos juízes, a equipe maranhense obteve 6 notas máximas. Para o aluno Angelo Antônio, programador da equipe, a experiência foi imensa. “Só aqui pude ver outras programações que eu jamais havia imaginado e principalmente o intercâmbio com outras equipes foi demais. Acho que temos condições de trabalhar mais e voltar em 2025 ainda mais preparado para o Mundial!”, enfatizou Angelo.
APOIO – O SESI agradece em especial à FAPEMA pelo apoio incondicional que viabilizou a ida da primeira equipe de robótica do Maranhão ao World FIRST Championship 2024. O SESI-MA também agradece o apoio das empresas: ENEVA, Gamut Brasil, Colmaq, Malharia Milagres, Alfa Engenharia, Solar Coca-Cola e Gerdau.
Saiba Mais
- Carlos Brandão atende reivindicação da FIEMA e CIEMA em prol do setor de leite e derivados
- Brasil precisa qualificar 14 milhões de profissionais até 2027, segundo SENAI
- Oktoberfest 2024: um encontro para apreciar as cervejas artesanais produzidas no Maranhão
- FIEMA e CIEMA comemoram aprovação de política estadual de trânsito ferroviário no Maranhão
- Conecta Sindicatos: Tocantina exporta US$ 1,5 bilhão e inova
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.