Astronomia

IFMA retoma projeto de astronomia em escolas públicas de Imperatriz

Evento será realizado nos dias 7, 8 e 9, na Vida e Esperança.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Telescópios do IFMA em Imperatriz.
Telescópios do IFMA em Imperatriz. (Foto: Divulgação/ IFMA)

IMPERATRIZ – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus de Imperatriz, vai realizar nos dias 7, 8 e 9 de junho, na comunidade Vida e Esperança, a primeira etapa deste ano do projeto de extensão De Olho no Céu.

Criado em 2011, o projeto de extensão do curso de licenciatura em Física do IFMA, já visitou várias escolas do ensino fundamental em Imperatriz e até no município de Governador Edison Lobão.

De acordo com a professora e uma das coordenadoras do projeto, Daniela de Sousa Cortez, durante os três dias os alunos do 5º e 6º ano, respectivamente, do projeto vão aprender sobre o ensino de astronomia.

“Nos dois primeiros dias desenvolveremos oficinas onde as crianças vão conhecer as bases conceituais da astronomia na teoria e a prática de forma dialogada, participativa e no terceiro (...) levaremos o telescópio para a materialidade do estudo sobre a observação dos astros celestes”, anunciou.

O projeto Vida e Esperança atende aproximadamente 200 crianças, mas como ocorreu nas outras etapas, a comunidade, também, pode participar no terceiro dia do De olho no céucom a utilização do telescópio para a observação da lua e dos planetas.

Daniela Cortez destacou que em seis anos de realização o projeto vem atingindo seus objetivos de difundir os conceitos básicos de astronomia e estimular os estudantes ao gosto pela pesquisa. Apesar da avaliação positiva, a educadora disse que não há acompanhamento da coordenação sobre os reflexos do projeto de extensão na comunidade escolar, no entanto a coordenação já pensa em ampliá-lo para uma formação continuada de professores.

“Vamos na escola e desenvolvemos as atividades, atendemos um público, mas depois não sabemos se essas atividades vão continuar sendo desenvolvidas, então nosso foco agora é incluir o professor que vai continuar naquela escola”, adiantou a pesquisadora. Para ela, a formação continuada de professores seria “prestar um serviço, ainda, mais grandioso com resultados a médio e longo prazo”.

Programação

A primeira etapa do projeto De Olho no Céu deste ano será nos dias 7,8 e 9 de junho na sede da comunidade Vida e Esperança, no Parque Amazonas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.