Economia

Empresas têm até este mês para aderir ao Simples Nacional

O Sebrae de Imperatriz orienta empreendedores da região sobre prazos.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36

IMPERATRIZ – As empresas que desejam aderir ao regime tributário diferenciado e simplificado, o Simples Nacional, que é voltado às microempresas e demais empreendimentos de pequeno porte, podem fazer a solicitação até o dia 29 de janeiro.

Se deferido o pedido, a opção retroagirá ao início do mês. A Receita Federal recomenda que a adesão feita o quanto antes, permite que o contribuinte tenha tempo suficiente para regularizar pendências, caso sejam encontradas.

O gerente do Sebrae em Imperatriz, Danilo Borges, explica que o regime é uma nova forma de tributação, que reúne em apenas um boleto oito tributos, que são os municipais, estaduais e federais; com menos burocracia e mais simplificado para as empresas.

“O Super Simples é um regime de faturamento de tributação, que implica o recolhimento mensal de oito tributos. Em alguns casos, a adesão ao regime permite que o empresário reduza em até 40% sua carga tributária”, afirma o gerente.

Danilo destaca, ainda, que, durante todo o mês de janeiro, a Regional do Sebrae estará orientando os microempresários e demais empreendedores, sobre os prazos de prestação de contas com a Receita Federal na própria unidade. Em 2015, foram atendidos quase mil empreendimentos em Imperatriz.

No Simples Nacional, em um único boleto de arrecadação são recolhidos os seguintes tributos:

- Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ)

- Imposto sobre produtos industrializados (IPI)

- Contribuição Social sobre o Lucro Liquido (CSLL)

- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

- Contribuição para o PIS|PASEP

- Contribuição Patronal Previdenciário (CPP)

- Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS)

- Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.