Inovação

Estudantes de Imperatriz apresentam projeto em feira internacional

Os alunos do IFMA desenvolveram um software para o ensino da disciplina a pessoas com surdez.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38

IMPERATRIZ – Com o propósito de desenvolver alternativas metodológicas para o ensino da física, os estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Imperatriz, Lucas Silva e Paulo Vinícius Costa, sob orientação do professor William Dias, desenvolveram um software para alunos com surdez.

O projeto Física Inclusiva: soluções pedagógicas no ensino da física para surdos será apresentado na 30ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que ocorrerá em Novo Hamburgo (RS), de 27 a 30 deste mês, e contará com representantes de 19 países.

A pesquisa é desenvolvida no IFMA de Imperatriz, desde 2013, e recebeu algumas premiações em outros eventos. “É a primeira vez que participamos da Mostratec e isso é muito importante, pois é uma forma de divulgação do IFMA enquanto instituição que trabalha com inclusão, porque o que muitas vezes acontece é a integração do aluno com deficiência e não a sua inclusão”, destaca o orientador do projeto, William Dias.

Segundo o professor, o software não ajuda apenas alunos com surdez, embora esse seja o público principal. “Como o surdo olha para as mãos do intérprete e, em, seguida, olha para o rosto do professor, ele acaba perdendo informação. Nossa ideia, então, foi de desenvolver um software para solucionar esse problema e repassar o conteúdo antes para esses estudantes”, ressalta.

A Mostratec reúne jovens cientistas de 14 a 20 anos. Nesta edição, serão 380 projetos apresentados, distribuídos em 13 diferentes áreas. Já a Mostratec Júnior contará com 160 projetos do ensino fundamental. Em Imperatriz, onze pesquisas foram selecionadas, além do IFMA.

A feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias. O principal objetivo da mostra é estimular estudantes na atividade de iniciação científica e tecnológica de forma a acelerar o processo de expansão e renovação no quadro de pesquisadores.

Participam da feira alunos da Argentina, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Colômbia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Eslovênia, Itália, Macedônia, México, Paraguai, Peru, Turquia e Uruguai.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.