Economia

Reunião discute instalação do sistema Redesim em Imperatriz

O objetivo da Rede é permitir a simplificação do processo de abertura, alteração e baixa de empresas.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Em reunião nesta sexta-feira (21), a Prefeitura de Imperatriz e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) discutiram a instalação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

O objetivo da Rede é permitir a simplificação do processo de abertura, alteração e baixa de empresas entre todas as instituições envolvidos, integrando-os através de uma entrada única de dados e documentos, pela entidade cedente, Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema), entre os dados cadastrais da Prefeitura de Imperatriz, Receita Federal e Estadual, em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso.

Na reunião, ficaram estabelecidos os dias de treinamento para os servidores que atuarão na instalação do sistema Empresa Fácil. A capacitação ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de setembro.

O Consultor Jurídico do Sebrae, Iomar Araújo Rodrigues, explicou que o sistema beneficiará os empreendedores do município, que tem como objetivo integrar todos os órgão que trabalham com o registro de abertura, baixa e alteração de empresas. “Essa integração vai trazer como benefício para o empresário, agilidade nos registros, nas baixas e nas alterações simples que seja necessário, de forma simples e desburocratizada”, explicou.

O sistema permitirá, ainda, aos empreendedores emitir diversos documentos como: alvará de localização, funcionamento, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, certidões, inscrições municipais, estaduais e federais.

Também, pelo sistema, será emitido nota fiscal on-line. Estarão credenciado ao sistema o Corpo de Bombeiros, a Jucema, Sebrae, Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), CDL, contadores e sindicatos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.