Educação no Campo

MA: capacitação prepara educadores para atuar no Pronera

Participam do evento 60 educadores, cinco coordenadores locais e cinco monitores.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
Participam do evento 60 educadores.
Participam do evento 60 educadores. (Divulgação / Assessoria )

MARANHÃO – Educadores, coordenadores locais e supervisores que irão atuar na educação de assentados em 17 municípios maranhenses participam, nesta semana, da capacitação inicial em preparação à segunda etapa do Curso de Alfabetização/Escolarização, realizado por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no Maranhão. A capacitação segue até a próxima sexta-feira (24), em São Luís (MA).

Participam do evento 60 educadores, cinco coordenadores locais e cinco monitores. Eles irão trabalhar nos assentamentos com jovens, adultos e idosos durante a segunda etapa do Projeto Educação de Base para a Construção da Cidadania Plena e Participativa: Territórios da Reforma Agrária livres do Analfabetismo. O curso faz parte do convênio do Incra com o Movimento de Educação de Base (MEB).

De acordo com a coordenadora do projeto pelo MEB, Ana Maria Ferreira, já estão inscritos 911 assentados, que irão cursar as séries iniciais do ensino fundamental em 17 municípios nas regionais de Açailândia, Itapecuru-Mirim, Mearim, Médio Mearim e Pindaré.

O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Jonas Borges, destacou a importância do Pronera e disse que a educação dos assentados é fundamental para o avanço da reforma agrária.

A assentada Léa Araújo de Brito, 41 anos, moradora do assentamento Diamante Negro/Jutay, no município de Igarapé do Meio, é uma das participantes da capacitação. Ela fez o ensino médio pelo Pronera e é recém-formada em Pedagogia, também, pelo programa. “Sou oriunda do Pronera e vou trabalhar agora como educadora. É muito gratificante. Formar pelo Pronera é ter formação e conhecimento diferentes, capazes de transformar a realidade”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.