Prototipando Sonhos

SESI-MA leva projeto de robótica à escola pública de Morros

Alunos serão apresentados ao mundo da robótica.

Publipost / Fiema

O SESI Prototipando Sonhos tem o objetivo de democratizar o ensino da robótica para quem nunca teve acesso à tecnologia.
O SESI Prototipando Sonhos tem o objetivo de democratizar o ensino da robótica para quem nunca teve acesso à tecnologia. (Divulgação / FIEMA)

MORROS – O projeto de Robótica Prototipando Sonhos do Serviço Social da Indústria chegou, esta semana, ao município de Morros. O superintendente regional do SESI-MA, Diogo Lima, esteve na cidade com o prefeito Paraíba, visitando a sala do Centro de Ensino Municipal Monsenhor Bacelar - CEMMB, que será transformada para receber o projeto. Na oportunidade, o gestor do SESI anunciou a chegada da unidade móvel da robótica em Morros, no dia 1 de abril, onde ficará até o dia 5, para um workshop direcionado aos alunos da escola municipal. No último dia, a escola de Morros receberá a visita da equipe Everest, da Escola SESI São Luís, que conquistou uma vaga inédita para Torneio Mundial de Robótica na categoria FTC e embarca agora em abril para Houston, no Texas (EUA), onde participa da competição.

O caminhão do Prototipando Sonhos levará para terras morroenses os professores do SESI para ensinar robótica para as crianças e adolescentes designados pela escola. Eles identificarão, junto com os educadores da instituição de ensino, os que tem mais aptidões para o projeto. O workshop inclui conteúdos sobre montagem e programação dos robôs Lego, assim como o projeto de pesquisa que precisarão desenvolver. Ao final do treinamento, uma equipe é formada para participar do torneio do SESI e, a partir de então, os alunos têm a oportunidade de competir nacionalmente “caso sejam classificados”.

O SESI Prototipando Sonhos é desenvolvido em itinerância pelos municípios maranhenses, levando as ferramentas de robótica para que crianças e adolescentes se tornem mais produtivos, inovadores e construtores de soluções para a sociedade. O projeto visa o apadrinhamento de escolas públicas pelo SESI, para democratizar o ensino da robótica para quem nunca teve acesso à tecnologia.

“A robótica do SESI é um produto de referência em todo o Maranhão, que tem transformado a forma de educar. É um projeto em parceria com a Fapema e o governo do Estado, com o SESI protagonizando uma mudança na forma de ensinar, usando a vocação das crianças e dos professores para a tecnologia, para aumentar ainda mais a proximidade com a ciência, com a tecnologia, e florescer vocações para a área tecnológica”, disse Diogo Lima, superintendente regional do SESI em visita a Morros na última quarta-feira, 27.

O prefeito Paraíba está empenhado em organizar a sala onde a robótica será instalada, envolvendo alunos e professores da escola do município. “Estamos muito alegres e gratos pelo SESI estar trazendo para Morros essa sala de robótica que vai trazer esses benefícios para as nossas crianças, para os nossos alunos, para esses jovens que estão aí e que se identificam com a robótica”, agradeceu.

Fabrycio Santos de Araújo, 19, que estudou no CEMMB, em Morros, conheceu a robótica em uma competição estadual e participará das atividades ajudando novos alunos. “Sou muito grato, porque mais uma vez, teremos a oportunidade de ter a robótica no nosso município como ensino para a nossa juventude. Eu já tive a oportunidade de competir estadualmente e, assim, vou poder ajudar novos alunos e crianças a subir no nível e ter um sonho de poder competir e ir para fora experimentar esse novo mundo”, comentou. 

Os alunos da Everest, que competirão nos EUA, conhecerão tudo sobre a categoria First Tech Challenge e toda trajetória do SESI durante as temporadas Power Play e CenterStage. Eles levarão para Morros o robô e mostrarão as habilidades da arena e a história da equipe.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.