Justiça

ITZ: escolas devem inserir conteúdos de igualdade de gênero

O Ministério Público estabeleceu o prazo de 60 dias para a adoção das medidas.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(Divulgação/MP)

IMPERATRIZ – As escolas das redes estadual e municipal de Imperatriz devem inserir conteúdos referentes à igualdade de gênero e à questão da violência doméstica e familiar contra a mulher. A Recomendação é do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), que estabeleceu o prazo de 60 dias para a adoção das medidas.

A Recomendação foi expedida à secretária Estadual de Educação, Áurea Prazeres, à secretária Estadual da Mulher, Laurinha Pinto, ao prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, ao secretário Municipal de Educação, Zeziel Ribeiro e à secretária da Mulher de Imperatriz, Conceição Formiga.

Segundo o promotor Joaquim Júnior, a Lei Maria da Penha determina a adoção de conteúdos relativos aos direitos humanos, à equidade de gênero e de raça ou etnia e ao problema da violência contra a mulher, mas isso não ocorre na efetivamente das escolas da cidade.

“A lei estabelece que o Poder Público desenvolverá políticas para resguardar as mulheres da negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. No entanto, só teremos chances de tornar isso viável se as futuras gerações forem educadas para este fim”, afirma Joaquim Júnior.

Em caso de não acatamento da Recomendação, o Ministério Público poderá adotar as medidas legais necessárias a fim de assegurar a implementação, inclusive por meio de medidas judiciais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.