Evento

Ética na imprensa de Imperatriz é tema de debate na UFMA

O evento ocorre nesta quarta-feira (24) com a participação de diversos convidados.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42

IMPERATRIZ – Com o objetivo de refletir sobre as práticas dos comunicadores de diversos veículos locais, principalmente, quanto ao tratamento dado às tragédias e à violência, a comunidade acadêmica promove, nesta quarta-feira (24), às 19h30, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Centro, o debate Ética na imprensa imperatrizense: limites e desafios para a cobertura de tragédias.

De acordo com a professora do curso de Jornalismo Roseane Arcanjo, que participa da organização do evento, o debate vai discutir as responsabilidades tanto de jornalistas quanto do público na produção de conteúdo e informação.

“A sociedade merece uma cobertura jornalística mais ética e que respeite os direitos fundamentais dos cidadãos. É necessário debatermos sobre as responsabilidades tanto de jornalistas quanto de internautas que produzem conteúdos explorando a violência e o crime e depois compartilham isso nas redes sociais”, afirma.

Para isso, alguns representantes de segmentos da sociedade foram convidados para falar sobre a temática, dentre eles o promotor de Justiça Joaquim Junior, o defensor público Fábio Carvalho, a professora de Direito e Legislação Rosana Pereira, a jornalista Tátyna Viana e uma representante de famílias expostas pela imprensa, Antônia Martins.

Além dos acadêmicos, professores e convidados, devem participar da discussão os profissionais da imprensa local, desde jornalistas da TV, rádio, até os donos de sites e blogs independentes. Para a professora Roseane, a expansão do tema para além dos muros da universidade garante a pluralidade de vozes.

“Tornar o espaço universitário mais plural, com mais vozes e debates, construir efetivamente uma universidade popular e não elitista”, ressalta.

O debate é realizado por meio da parceria entre o Centro Acadêmico do Curso de Comunicação Social, o jornal alternativo 4Bocas e componentes do comando de greve da UFMA. O debate foi incluído nas atividades da mobilização de professores, técnicos e alunos que apoiam a paralisação, iniciada, em Imperatriz, no dia 10 de junho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.