Alerta

Crianças desaparecidas: CFM entra na luta contra o problema

Dia 25 de maio é o Dia Internacional da Criança Desaparecida.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
No mundo o número de crianças desaparecidas, a cada ano, chega a 25 milhões.
No mundo o número de crianças desaparecidas, a cada ano, chega a 25 milhões. ( Foto: Reprodução / Internet)

BRASIL – Nesta segunda-feira (25) data em que é celebrado o Dia Internacional da Criança Desaparecida, os Conselhos Federal de Medicina (CFM) e Regionais de Medicina vão realizar mobilizações nos estados para chamar atenção dos médicos e da sociedade para o problema.

A pedido do CFM, o tema será abordado também em audiência pública no Senado Federal no próximo dia 26. Além do presidente da autarquia, Carlos Vital, foram convidadas para o debate as presidentes da ONG Mães da Sé, Ivanise Esperidião; e do Movimento Humanos de Direitos (Mhud), a atriz Camila Pitanga.

Dezenove estados e o Distrito Federal já informaram a programação local. No dia marcado para a ação, grupos de conselheiros visitarão hospitais a fim de estimular colegas e, outros profissionais da saúde a colaborarem na identificação dessas crianças, além de orientar pacientes sobre como evitar o problema.

Estima-se, que a cada ano, pelo menos 50 mil crianças somem no país. No mundo esse número chega a 25 milhões. “Os Conselhos enaltecem a grave situação que afeta a sociedade brasileira, notadamente a parcela mais carente. Queremos pedir aos médicos para que fiquem atentos, principalmente os da área de Pediatria, pois é cada vez maior o número de casos”, alertou o presidente do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima.

Estados que enviaram a programação ao CRF:

Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.