IMPERATRIZ - No Dia Mundial da Prematuridade (17) a campanha Novembro Roxo mais uma vez alerta sobre o aumento dos partos prematuros, que é quando os bebês nascem antes das 37 semanas de gestação e geralmente são levados para a UTI neonatal, porque necessitam de cuidados especiais. Uma gestação completa varia entre 37 e 42 semanas.
A campanha chama a atenção para os cuidados indispensáveis à mãe e ao bebê antes do nascimento, por meio do pré-natal. No Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz este ano já foram registrados 389 partos prematuros até o mês de outubro, o número se aproxima de todos os registros em 2022, quando foram realizados 404 partos prematuros.
Na Casa da Gestante, uma ação voltada às mulheres que ganharam bebês na maternidade regional e são acolhidas na unidade porque residem em outras cidades, comemorou a data com muita informação, celebrando também a vitória de bebês prematuros.
O parto prematuro é a principal causa da mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade. No Maranhão, a cada 1000 crianças 15 acabam morrendo antes dos 28 dias de vida, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Fatores como alimentação, hipertensão arterial, gravidez múltipla, aumentam o risco de nascimento prematuro. Na Maternidade Regional de Imperatriz, a cada 10 partos prematuros, pelo menos oito bebês sobrevivem.
O método canguru, que permite o contato pele a pele é um método que aproxima mãe e filho e auxilia na evolução do recém-nascido.
Saiba Mais
- Leis de proteção às crianças enfrentam cultura de violência no país
- Lei define agosto como Mês da Primeira Infância
- IBGE: atenção primária a crianças no SUS precisa de aprimoramento
- Devotos de São Cosme e Damião fazem a alegria das crianças nesta terça-feira (27) em São Luís
- ONG lança programa de apadrinhamento de crianças
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.