Em uma semana

Quatro pessoas morrem de ataque cardíaco em ITZ

Caso mais recente foi a professora Martinuzzi Breitenbach

Diana Cardoso / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43

IMPERATRIZ – Os problemas cardiovasculares estão entre uma das principais causas de morte, tanto em homens quanto em mulheres, no mundo.

Em Imperatriz, quatro mortes foram registradas em menos de uma semana, uma deles foi a de um estudante de apenas 13 anos.

 Professora Martinuzzi Breitenbach, de 26 anos, morreu em casa. (Foto: Divulgação/ Imirante Imperatriz)
Professora Martinuzzi Breitenbach, de 26 anos, morreu em casa. (Foto: Divulgação/ Imirante Imperatriz)

Um dos casos mais recentes também, e que comoveu alunos, parentes, conhecidos e colegas de trabalho, foi o da professora Martinuzzi Breitenbach, de 26 anos. Ela morreu após sofrer um ataque cardíaco na manhã de quarta-feira (7), em sua residência.

A professora Marina era filha do Policial Rodoviário Federal, Wolfram e ministrava aula dos cursos de administração, odontologia e sistemas de informação, em uma faculdade particular de Imperatriz.

Outro caso, também, recente, foi do idoso Pedro Alves Araújo, 69 anos, que passou mal e morreu dentro de um ônibus coletivo no início da tarde dessa segunda-feira (11), na avenida Babaçulândia, próximo ao cruzamento com a rua Duque de Caxias, na Vila Lobão.

De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o idoso sofria de hipertensão. O homem estava acompanhado da esposa, que desmaiou ao presenciar o fato. Ela foi levada ao Hospital Municipal de Imperatriz (HMI).

Um feirante não identificado morreu ao sofrer um ataque quando andava de motocicleta na mesma semana. E um caso curioso, o do estudante Daniel da Silva Nascimento, de apenas 13 anos, que morreu durante uma aula de educação física em uma escola particular de Imperatriz.

Orientação médica

 Médico cardiologista Rômulo Lopes explica sobre probelmas cardiovasculares. (Foto: Divulgação/ Imirante Imperatriz)
Médico cardiologista Rômulo Lopes explica sobre probelmas cardiovasculares. (Foto: Divulgação/ Imirante Imperatriz)

O médico cardiologista Rômulo Lopes explica sobre o que pode ter causado a morte das vítimas.

“Essas pessoas, provavelmente teriam algum tipo de problema vascular, que, ainda, não tinha sido diagnosticado”, afirma.

O cardiologista lembra, ainda, das pesquisas que apontam os problemas cardiovasculares como a principal causa de mortes no Brasil, à frente, até mesmo, do câncer, acidentes de trânsito e homicídios.

“Os problemas vasculares são os que mais matam no mundo, mais, do que o câncer, doenças ginecológicas e etc”, exemplifica.

O médico aproveita para alertar sobre a importância da prevenção e realização de exames que diagnostiquem problemas cardiovasculares, e como evitá-los.

“Apesar das coisas terem melhorado, muitos não buscam fazer exames preventivos. Poucas pessoas procuram saber como anda a saúde. Praticar uma atividade física, também, é recomendado, mas, antes, é preciso fazer exames. Uma alimentação saudável é fundamental”, afirma.

Ataque cardíaco

O ataque ocorre quando o fluxo de sangue a uma seção do músculo do coração fica bloqueado. Se o fluxo sanguíneo não for restaurado rapidamente, a seção do músculo cardíaco ficará danificada devido à falta de oxigênio e começará a morrer.

Nota de pesar faculdade

A Família FACIMP manifesta pesar aos parentes, amigos e companheiros da professora Mariana Martinuzzi Breitenbach, dos cursos de Administração, Odontologia e Sistemas de Informação, que faleceu na tarde de ontem, dia 07 de maio de 2015. A FACIMP lamenta profundamente a perda de uma profissional tão querida, competente e admirada por todos, como era a professora Mariana, rogando a Deus que a acolha em sua última morada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.