Dia do Indio

Especialista diz que melhorou acesso de índios ao ensino superior

Foram mais de 15 mil indígenas formados em mais de dez anos.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
(Foto: João Rodrigues / Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ– O antropólogo e professor da Universidade Federal do Amazonas (Unifam) Gersem José dos Santos afirmou, que mais de 15 mil indígenas ingressaram no ensino superior nos últimos dez anos, muitos deles, mesmo antes da entrada em vigor da lei das cotas. O educador usou o exemplo pessoal para ilustrar esse quadro, que segundo ele, é alvissareiro.

Apesar dessa conquista, professor e pesquisador disse que, ainda, existem muitos desafios a serem superados sobre a educação indígena em todo o país. Na visão dele, o principal obstáculo a ser superado não é apenas quanto a cultura indígena, mas a sociedade em geral.

“O desafio é poder executar uma educação intercultural, ou seja, que dialogue com todas as culturas. Acho que esse é um grande desafio da educação brasileira que não entra apenas em questão em saber os valores dos povos indígenas, entra a questão dos quilombolas, negros, ribeirinhos e dos pescadores”, detalhou o professor em visita à Imperatriz, nessa sexta-feira (17) oportunidade em que participou de um seminario sobre os povos indigenas do Brasil promovida por uma faculdade da cidade.

O professor Gersem José dos Santos trabalha há vários anos no movimento indígena, ocasião em que chegou a atuar no cenário nacional em duas frentes no movimento e no governo como o comando da Coordenação Nacional da Educação Indígena, do Ministério da Educação no governo Lula e inicio do primeiro governo Dilma Rousseff.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.