Ação Social

ITZ: cinco instituições serão beneficiadas pelo Juizado Criminal

As instituições vão receber recursos arrecadados com ações do juizado.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
(Arquivo)

IMPERATRIZ – O Instituto PES, a Associação Maranatha, o Instituto Sementar e a APAC de Imperatriz foram as instituições selecionadas para receberem recursos do Juizado Especial Criminal de Imperatriz.

As instituições que vão receber recursos financeiros arrecadados com as transações penais, prestações pecuniárias e suspensão condicional do processo ou da pena.

Sobre o Instituto PES, o trabalho realizado é com crianças e jovens, na área das artes, sendo reconhecido na Região Tocantina. A Maranatha desenvolve atividades esportivas direcionadas às crianças em situação de risco, com violência urbana, envolvimento com drogas e ociosidade. Já o trabalho do Insituto Sementar é para crianças com dificuldade de aprendizado escolar e tem o objetivo de evitar a repetência e a evasão escolar de crianças na faixa de 7 a 15 anos.

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), que trabalha com a ressocialização de presos, a liberação do alvará para poder receber o recurso depende de alteração de um item do projeto. O edital foi direcionado às entidades públicas ou privadas, com finalidade social, ou para atividades voltadas para as áreas de segurança pública, educação, cultura e saúde, desde que estas atendessem às áreas vitais de relevante cunho social, a critério da unidade gestora.

Puderam se candidatar, instituições públicas ou privadas com comprovada finalidade social, sediadas nos municípios de Imperatriz, Davinópolis e Governador Edison Lobão, estarem regularmente constituídas há pelo menos um ano, e serem dirigidas por pessoas que não tenham sido condenadas pela prática de atos de improbidade administrativa.

Segundo o edital, a formalização do convênio não obriga a unidade ao custeio integral do projeto, mas tão somente ao repasse de valores dentro das possibilidades da unidade jurisdicional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.