Esclarecimento

Uema decide manter contratos de professores seletivados

Os contratos de 420 professores foram cancelados no dia 11 de dezembro.

Diego Sousa / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47

IMPERATRIZ – Os 420 professores substitutos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) que tiveram os contratos cancelados no dia 11 de dezembro começam o ano de 2015 com uma ótima notícia.

A Uema decidiu revalidar todos os contratos e encaminhou à Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (SEGEP) a solicitação de criação de matrícula aos professores que ainda não receberam suas remunerações e a inclusão deles em folha de pagamento.

 Uema foi interditada depois do cancelamento dos contratos. (Foto: Letícia Sekitani / Imirante Imperatriz)
Uema foi interditada depois do cancelamento dos contratos. (Foto: Letícia Sekitani / Imirante Imperatriz)

Em Imperatriz, 83 professores seletivados tiveram os contratos cancelados. Com o apoio dos estudantes, professores fizeram um ato público no campus, na manhã do dia 12 de dezembro. Amontoados de carteiras foram formados nos corredores do prédio da Uema, que ficou interditado.

 Manifestação marcou a segunda etapa do vestibular da Uema. (Foto: Diego Sousa / Imirante Imperatriz)
Manifestação marcou a segunda etapa do vestibular da Uema. (Foto: Diego Sousa / Imirante Imperatriz)

E a manifestação dos professores não terminou por aí. Um protesto marcou o início das provas da segunda etapa do vestibular da Uema em Imperatriz. Com faixas, apitos, cartazes e megafones, os manifestantes bloquearam a entrada de um dos locais de prova e tentaram impedir a entrada dos candidatos. A Polícia Militar foi acionada e esteve no local para conter a manifestação e permitir o acesso dos candidatos que chegavam para prestar o vestibular.

Concurso público

Em entrevista concedida ao Imirante Imperatriz, no dia 13 de dezembro, o diretor do campus da Uema na cidade, Expedito Barroso, disse que a universidade iria indenizar todos os professores que tiveram os contratos cancelados e estavam com pagamentos em atraso.

Expedito defendeu a abertura de concurso público para professores na Uema, pois, segundo ele, nos últimos cinco anos, apenas 48 professores passaram a fazer parte do quadro de servidores efetivos, enquanto mais 400 contratos de professores substitutos foram criados no mesmo período.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.