Natal

Sonhos e realidade mobilizam Papai Noel dos Correios

Os Correios recebem, em média, 300 cartas por dia.

Letícia Sekitani/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48

IMPERATRIZ – Desde quando foi lançada, há uma semana, a campanha “Papai Noel dos Correios” vem recebendo, em média, 300 cartas por dia.

 As cartas personalizadas mostram a criatividade das crianças ao fazer o pedido ao
As cartas personalizadas mostram a criatividade das crianças ao fazer o pedido ao "Papai Noel" dos Correios. (Foto: Letícia Sekitani/ Imirante Imperatriz)

A expectativa é que o número de adoções de cartinhas seja maior que no ano passado, quando 40% delas foram apadrinhadas.

Os pedidos são, em sua maioria, muito simples. Bonecas, bicicletas, mochilas escolares e bolas são o sonho da maioria das crianças que escrevem para o Papai Noel dos Correios. Porém, a justificativa de alguns desejos mais caros surpreendem os leitores das cartas.

Leia, também:

Adote uma cartinha neste Natal e faça uma criança feliz

Campanha Papai Noel dos Correios começa a receber cartas

Papai Noel dos Correios recebe cartas em ITZ

Um menino chamado Júnior escreveu para o Papai Noel pedindo um presente para sua mãe. Na carta ele diz que sofre muito ao ver a mamãe chegando cansada do trabalho, de bicicleta. Seu pedido é uma motocicleta "cinquentinha" para que ele possa presenteá-la.

"Sofro demais quando ela (a mãe) chega do serviço, ela fica muito cansada. É muito longe e ela vai de bicicleta, são mais de 80km e ganha só R$250 por mês. Tenho quatro irmãos, por isso ela não tem condições. Moro em uma casa pequena de madeira", relata o menino na carta, justificando o pedido.

 As cartas são separadas em caixas pelos funcionários dos Correios. (Foto: Letícia Sekitani/ Imirante Imperatriz)
As cartas são separadas em caixas pelos funcionários dos Correios. (Foto: Letícia Sekitani/ Imirante Imperatriz)

Outra criança pede uma televisão. O pedido parece caro e pretencioso, mas na carta ele alega que não tem televisão em casa e ficou com vergonha quando não pode fazer um trabalho da escola, no qual a professora pediu para que a turma assistisse a um telejornal e fizesse um resumo.

O menino conta, na cartinha, que ficou constrangido ao ter que dizer para a professora que não fez a tarefa porque não tinha TV em casa. "A professora perguntou por que eu não fiz e eu disse que não tenho televisão em casa. Papai Noel, esse é o meu sonho".

Algumas crianças mandam mais de uma carta e a gerente da agência central dos Correios em Imperatriz, Adarlene Oliveira, diz que, nesses casos, os funcionários que selecionam e separam as correspondências procuram deixar um só pedido de cada criança.

“Muitos acreditam que funciona como sorteio, mas não é. Não disponibilizar para adoção mais de uma carta de uma mesma criança, porque pode ser que uma tenha algumas de suas cartas adotadas e receba vários presentes, enquanto a outras não ganham nenhum”, explica.

As mães e avós, também, enviam cartas fazendo pedidos para filhos e netos.

 As cartas aguardam, em caixas, pela
As cartas aguardam, em caixas, pela "adoção". (Foto: Letícia Sekitani/ Imirante Imperatriz)

Nas correspondências, mulheres pedem fraldas, latas de leite, jogo de panelas, piscina para os netos e algumas até nem tem preferência, simplesmente, querem “qualquer coisa” para que o Natal dos filhos não passe em branco.

O avô de duas crianças, Sebastião Fernandes deixou duas cartas na caixinha do Papai Noel dos Correios, nesta quinta-feira (27).

“Estou pedindo a Deus para que alguém possa realizar o sonho dos meus meninos”, revelou o homem, que beijou os envelopes e fez o sinal da cruz.

Segundo Adarlene Oliveira, a partir de segunda-feira (1º), todas as cartinhas estarão separadas em caixas de acordo com o pedido das crianças. Para participar da campanha é só se dirigir ao local, adotar uma carta e levar o presente aos correios até o dia 19 de dezembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.