Prevenção

Campanha de combate à dengue é intensificada

No ano passado foram registrados 252 casos de dengue em Imperatriz.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
(Foto: Biaman Prado/Imirante.com)

IMPERATRIZ - Agentes de endemias intensificaram o trabalho de visitas domiciliares para identificar os pontos de reprodução do mosquito da dengue. A recomendação é feita de casa em casa.

O coordenador de controle de vetores da Vigilância em Saúde, José Ribamar Costa, orienta à população imperatrizense sobre os cuidados nesse começo de período chuvoso para evitar a proliferação dos mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus, transmissores da dengue e da febre amarela.

“Qualquer recipiente que possa acumular água é importante evitá-lo no quintal”, alerta o coordenador de controle de Vetores, José Ribamar Costa. Armazenar de maneira adequada o lixo doméstico no quintal da residência também é muito importante. Segundo ele, o ideal é não acumular lixo e entulho no quintal de casa, colocando-o na data certa para recolhimento do caminhão da limpeza urbana.

No ano passado foram registrados apenas 252 casos de dengue em Imperatriz, resultado do intenso trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Existem 14 equipes trabalhando em vários bairros e na zona rural do município que é classificado como de baixo risco.

Dengue

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo o principal vetor de transmissão o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. Existem quatro tipos de dengue, pois o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo, mas imunidade parcial e temporária contra os outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.