Coleta Seletiva

Palestra conscientiza sobre coleta seletiva em empresas de ITZ

Na manhã desta quarta (20), o Sistema Mirante recebeu a orientadora.

Jefferson Sousa/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51

IMPERATRIZ – A primeira pauta dos colaboradores do Sistema Mirante, na manhã desta quarta-feira (20), foi sobre coleta seletiva.

A assessora de Projetos Especiais da Prefeitura de Imperatriz, Ivanice Cândido, ministrou a palestra na sala de reuniões do prédio, para explicar sobre o processo de reciclagem dos resíduos produzidos diariamente e alertar para o consumo sustentável dentro da empresa.

A medida faz parte do projeto da prefeitura para implementação e adequação da Política Municipal de Resíduos Sólidos.

De acordo com Cândido, já foram realizadas orientações em 23 escolas da rede municipal, estadual e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campi Imperatriz; onze condomínios e empresas públicas e instituições como a Marinha do Brasil e a Receita Federal.

[e-s001]

Cândido detalhou que os empresários e donos de condomínios em Imperatriz terão até novembro para se adequarem à Política Municipal de Resíduos Sólidos. Caso contrário, uma notificação será enviada pela Secretaria de Meio Ambiente.

“Estamos realizando palestras de conscientização em diversas empresas, como parte do projeto da implementação da Política Municipal de Resíduos Sólidos. Os lugares que já receberam a palestra terão até novembro para se adequarem, caso contrário será notificada, com um prazo de resposta de 24h sob pena de multa”, ressalta.

Em 1 hora de conversa, a assessora detalhou como pequenos passos no dia a dia podem ajudar na preservação do meio ambiente. Como exemplo, a reutilização do papel e copo de plástico.

“Alguns pequenos cuidados podem ajudar a preservar o meio ambiente. A reutilização do papel e do copo de plástico ajudam não só ao meio ambiente, mas, também, a economizar”, diz assessora.

Os colaboradores se mostraram bastantes interessados no assunto. A assistente-administrativa Nirtemes Reis, questionou sobre a coleta diária e como poderia ser feito para adequar cada resíduo ao seu lugar.

"A coleta diária terá que ser adequada com cada resíduo em seu lugar? Quais os passos para adequação?”, questionou.

Cândido respondeu que a coleta seletiva irá continuar diariamente, mas com o cuidado de selecionar cada resíduo em seu lugar.

“Sim. A coleta diária será a mesma coisa, mas, agora, haverá a segregação desses resíduos”, respondeu.

 A assessora explicou como realizar a coleta seletiva na empresa. (Foto: Jefferson Sousa/ Imirante Imperatriz)
A assessora explicou como realizar a coleta seletiva na empresa. (Foto: Jefferson Sousa/ Imirante Imperatriz)

O diretor-executivo Alan Neto falou da inciativa da empresa e pediu a colaboração de todos os parceiros para que a coleta seletiva seja feita no dia a dia dos profissionais.

“Tomamos a inciativa para chamar, para nos orientar para saber de que forma podemos começar esse processo de coleta seletiva dos resíduos. Esse é o primeiro passo. Vamos fazer um planejamento para que possamos implementar, efetivamente, a coleta na empresa e, no nosso caso, expandir para as filiais da Mirante em Açailândia e Balsas. É importante colaborar juntos para que esse processo seja realizado com sucesso”, finalizou Alan Neto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.