Imperatriz

Intensificada prevenção a doenças transmitidas pelas chuvas

Todos os bairros serão atendidos pela Atenção Básica do município.

Jefferson Sousa/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

IMPERATRIZ – Durante o último fim de semana uma forte chuva atingiu Imperatriz e fez com que os principais riachos, Capivara e Bacuri, transbordassem, deixando famílias vulneráveis à doenças. Por falta de uma infraestrutura adequada, a água poluída adentrou nas casas em grande parte da cidade.

Em ação preventiva desde a última sexta-feira (14), o Departamento de Atenção Básica do Município (DAB) está intensificando suas ações nos bairros para que não ocorram casos graves em decorrência desse contato direto com a água contaminada.

Segundo o coordenador do Departamento de Atenção Básica, Anderson Nascimento, essa medida de prevenção vai atender todos os bairros e não só os que estão próximos aos riachos. “Estamos agindo de forma preventiva".

Ainda não houve registros de doenças causadas por água contaminada, porém, as equipes de todas as unidades estão de prontidão. Pedimos prioridade para idosos, crianças e gestantes. Todos os postos de saúde estão com os profissionais trabalhando em regime de alerta”, ressalta.

Parque de Exposições

De acordo com Anderson Nascimento, as famílias que serão alojadas no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva terão assistência no local, assim como toda a medicação necessária.

“Para as famílias que serão abrigadas no Parque de Exposições, vamos disponibilizar profissional médico de enfermagem para estar realizando visitas e distribuições de remédios, de acordo com a prescrição médica”, disse.

Principais doenças

Há algumas doenças relacionadas ao período chuvoso, como: infecção respiratória; dengue; leptospirose; infecções intestinais, causada pela ingestão da água; infecções cutâneas, que são micoses causadas pelo contato direto com a água poluída.

A dica para evitar essas doenças, segundo o coordenador, é evitar o máximo o contato direto com a água poluída e, quando chover, não se arriscar em locais de possíveis contaminações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.