Godofredo Viana

MASA nega rompimento de barragem no MA e afirma que lagoa transbordou

Por meio de nota, a MASA afirma que a drenagem da Lagoa do Pirucáua, um pequeno lago de água natural, foi comprometida causando o transbordamento de água "livre de qualquer contaminante".

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
A água acabou atingindo algumas estradas locais, comprometendo o acesso de moradores.
A água acabou atingindo algumas estradas locais, comprometendo o acesso de moradores. (Foto: Reprodução)

GODOFREDO VIANA – Na manhã desta quinta-feira (25), internautas, blogs e alguns sites noticiaram que uma barragem havia rompido na cidade de Godofredo Viana, no Maranhão. O Imirante.com apurou o caso e constatou que não houve rompimento de barragem e sim o transbordamento da Lagoa do Pirucáua. A água acabou atingindo algumas estradas locais, comprometendo o acesso de moradores.

Veja imagens feitas no local



O suposto rompimento teria acontecido em uma barragem da Mineradora Aurizona (MASA). Por meio de nota, a MASA negou que tenha tido o rompimento e, esclareceu que nas operações da MASA a drenagem da Lagoa do Pirucáua, um pequeno lago de água natural, foi comprometida causando o transbordamento de água “livre de qualquer contaminante” e que, junto com o acúmulo de água da chuva, afetou estradas locais.

“A Mineração Aurizona (MASA) vem esclarecer que entre os dias 23 e 24 março de foram registradas chuvas intensas na região do município de Godofredo Viana (MA) e comunidade de Aurizona, totalizando 426 milímetros, o que acarretou diversas interferências locais com consequentes alagamentos. A MASA reforça que não houve qualquer impacto sobre a sua estrutura operacional como barragens e outras instalações, que estão intactas e operando normalmente”, explicou a mineradora.

Ainda cordo com a MASA, não houve alteração na segurança e estabilidade das estruturas operacionais da mineradora, principalmente na barragem de rejeitos. Ela destacou, ainda, que, devido ao acúmulo de água de chuva, a portaria da empresa está alagada, impossibilitando acesso de trabalhadores e afetando também o tráfego da comunidade local.

“A MASA está adotando providências para reestabelecer o tráfego na estrada local afetada, avaliando as interferências em outros pontos, com o objetivo de prestar apoio e suporte à comunidade de Aurizona. Pedimos apoio de todos para compartilharem informações verdadeiras evitando a desinformação e criação de pânico entre moradores da região e outras localidades, já tão afetados pelas dificuldades atuais da pandemia Covid-19”, destacou a MASA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.