Igualdade no esporte

Semu lança a campanha para promover igualdade de gênero no esporte

O tema da campanha é "Eu Sou Mulher e Não Sou Troféu: Respeito Dentro e Fora de Campo".

Divulgação / SEMU-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
A campanha busca nivelar o campo onde todos e todas selem um compromisso para alcançar a igualdade de gênero.
A campanha busca nivelar o campo onde todos e todas selem um compromisso para alcançar a igualdade de gênero. ( Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Mulher lança a Campanha “Eu Sou Mulher e Não Sou Troféu: Respeito Dentro e Fora de Campo”, que nasce com o propósito de promover igualdade de gênero no esporte, onde infelizmente, os ambientes ainda são machistas e bem hostis para as mulheres.

A ideia da campanha é aproveitar o acontecimento da Copa América no Brasil, evento do qual somos totalmente contra, diante de tantas vidas que se foram, para promover este momento de reflexão, onde a sociedade, os clubes, seus torcedores e todos os atores envolvidos no espetáculo, estão se conscientizando, para levar informação, através da implantação, estimulo e incentivo de ações que fortaleçam a igualdade e a integração, visando transformar o universo do esporte em algo mais plural e igualitário, independente do gênero.

Todas e todos podem e devem participar em igualdade de condições em todos os âmbitos da vida, inclusive no esporte, que serve de inspiração para muitas garotas e mulheres que buscam realizar seus sonhos e conquistar novos espaços na sociedade, por meio do mesmo. Porque a mulher pode e deve ser muito mais do que um símbolo de objetificação dentro do esporte, pois seja ele qual for, todas as mulheres têm condições de exercer o protagonismo, o papel principal dentro do espetáculo esportivo.

A campanha busca nivelar o campo onde todos e todas selem um compromisso para alcançar a igualdade de gênero, para que uma mulher possa ir a um estádio sem ser objetificada, sexualizada ou até mesmo constrangida com palavras de baixo calão. Onde a mulher possa praticar qualquer esporte sem ser taxada de maneira pejorativa, sem ser excluída, exposta ou constrangida, e realizar a atividade esportiva que quiser, sem julgamentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.