Corrida São Luís

Alongamentos não evitam lesões; Então, para quê servem de fato?

Entenda porque alongar pode ajudar os músculos a "pensarem" no seu bem-estar.

Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
Alongamentos devem ser feitos sem pressa. (Foto: Shutterstock)
Alongamentos devem ser feitos sem pressa. (Foto: Shutterstock)

SÃO LUÍS – Um, dois, três... alongando os braços. Quatro, cinco, seis... está na hora de alongar as pernas. Sete, oito, nove e... já estou pronto para correr? Na verdade, não. Realizar um alongamento antes de qualquer atividade física é fundamental para o atleta, mas não pode ser feito em apenas dez segundos. Para quem vai participar da Corrida São Luís no domingo (26), evento promovido pela TV Mirante, é bom se atentar para a forma correta de se alongar tanto antes quanto depois da corrida.

“O alongamento não é feito em dez segundos, que a pessoa estende um braço, faz alguma coisa e conta até dez. Um alongamento tem de ser feito de forma lenta, com uma respiração adequada, que leve de 45 a 90 segundos, pelo menos”, orienta o fisioterapeuta Weyler Lima.

Fisioterapeuta Weyler Lima destaca a importância dos alongamento para relaxar a musculatura (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte)
Fisioterapeuta Weyler Lima destaca a importância dos alongamento para relaxar a musculatura (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte)

O especialista lembra que o fato de você se alongar não significa a prevenção eficaz de lesões. No entanto, um bom alongamento ajuda na recuperação do atleta, uma vez que sua função é de relaxar a musculatura do corpo. Por exemplo: quando você correr durante a Corrida São Luís, você exigirá bastante dos seus músculos, que irão se fortalecer para suportar a atividade física.

Ao terminar a corrida, você deve se alongar para, aí sim, relaxar a musculatura e contribuir para a recuperação dos seus músculos. “O alongamento não vem a prevenir lesões ou acabar com elas. Após a corrida, que você exige mais da musculatura, essa musculatura está fortalecida, está hipertrofiada porque ela entra na sua tensão maior para aguentar a corrida. Então, ela se exige demais. Por isso é necessário fazer um alongamento, porque através do alongamento você vai fazer um relaxamento muscular, vai fazer com que as fibras musculares que estavam tensionadas se relaxem, fazendo com que o corpo venha a relaxar melhor após a corrida, deixar mais solto, mais leve. Algumas das vezes, quando você faz um alongamento de forma correta, ele chega a corrigir um pouco a postura da pessoa”.

Músculo também “pensa”

Após uma atividade física é fundamental se alongar. (Foto: Shutterstock)
Após uma atividade física é fundamental se alongar. (Foto: Shutterstock)

O grande ponto ao correr ou praticar qualquer tipo de atividade física é conseguir relaxar os músculos em pouco tempo após o esforço feito. As fibras dos músculos ficam contraídas demais. Quando você alonga, é comum até sentir algum tipo de dor muscular porque você está tentando “se soltar”. Aos poucos, a dor vai passando, o que significa que os músculos finalmente estão voltando ao normal, finalmente eles conseguem “assimilar” o que está acontecendo com o seu corpo.

“Toda vez que você faz uma atividade, as fibras musculares diminuem do seu tamanho porque elas ficam contraídas. Quando você faz o alongamento, estas fibras, aos poucos vão se soltando. Toda vez que você faz um alongamento, que você chega à sua capacidade máxima, dói. Mas, depois de um tempo, é como se o músculo pensasse: “este movimento não está brusco, então eu consigo relaxar”. Relaxando, as fibras vão voltando ao seu tamanho normal. Quando elas voltam ao seu tamanho normal, há o relaxamento em todo o seu corpo”, explica Weyler Lima.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.