400 anos

Confira a história da origem do futebol em São Luís

Em homenagem aos 400 anos, contamos como surgiu o esporte mais querido pelos ludovicenses.

Gustavo Arruda / Imirante*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h17

SÃO LUÍS – Perto de completar 400 anos, São Luís respira futebol, com a proximidade da reinauguração do estádio Castelão e com a excelente campanha do Sampaio Corrêa no Campeonato Brasileiro Série D, que está a três jogos do acesso. O esporte sempre foi um dos grandes destaques e paixões da população da capital, já que além do Sampaio, seus rivais Moto Club e Maranhão Atlético sempre faturaram títulos e levam multidões aos estádios.

Apesar disso, os três gigantes do futebol maranhense não estiveram presentes no início do esporte na cidade de São Luís. A história centenária do esporte mais querido do Brasil em terras ludovicenses iniciou-se com clubes hoje extintos e que difere da colonização da cidade, feita pelos portugueses após ser descoberta por franceses e invadida por holandeses. São Luís aprendeu a paixão do futebol com os pais do esporte: os ingleses.

A história do futebol em São Luís começa com a ida para a Inglaterra, em 1898, de um jovem chamado Joaquim Moreira dos Santos, o famoso Nhozinho Santos. Nhozinho, que hoje dá nome ao estádio municipal de São Luís, conheceu o futebol na cidade inglesa de Liverpool e se tornou praticante assíduo do esporte. Quando seu pai faleceu, em 1905, Nhozinho voltou a São Luís e trouxe consigo bolas, chuteiras, apitos e as regras de um esporte desconhecido na cidade, que estava próxima de completar seus trezentos anos de fundação.

Com a ajuda de alguns ingleses que trabalhavam em São Luís e praticavam o foot-ball, o jovem Nhozinho criou o primeiro clube de futebol da cidade e do Maranhão: o Fabril Athletic Club, o FAC, que tinha as cores da bandeira do Estado: vermelho, branco e preto. O primeiro campo para a prática do esporte surgiria logo depois na área dos fundos da Fábrica Têxtil Santa Isabel, de quem herdou o nome.

Como única equipe até então, e com grande número de sócios-praticantes, o Fabril realizou a divisão em equipes internas. E em 12 de abril de 1907 foi realizado o primeiro jogo, não-oficial, em São Luís. As equipes do “Preto e Branco” e “Vermelho e Branco” jogaram uma partida de 50 minutos, com vitória dos “Black and White” por 1 a 0. A primeira partida oficial ocorreria um mês depois, em 28 de maio de 1907.

Três anos após o terceiro centenário de São Luís, no ano de 1915, com uma forte crise no FAC, o futebol maranhense passou a viver uma crise, com dificuldades de popularização. Entretanto, jovens estudantes ajudaram na criação de novas equipes, para que o novo esporte não morresse ali. Alguns membros do FAC, após grandes esforços, conseguiram recolocar o clube de futebol em funcionamento, com um novo nome: Football Athletic Club.

E foi a partir de outros membros do FAC, além de um comerciante de origem portuguesa chamado Edgar Figueira, que surgiu o primeiro grande clube de São Luís, em 1917: o Sport Club Luso Brasileiro, que possuía as mesmas cores azul e branco do Futebol Clube do Porto, de Portugal e jogava no campo de futebol da Rua do Passeio.

Em 1918, enfim, um esboço de organização no desporto maranhense: a criação da Liga Maranhense de Soccer (LMS), filiada com a Confederação Brasileira de Desportos, hoje CBF. A liga conseguiu a realização do primeiro campeonato maranhense de futebol, a ser realizado no campo da Rua do Passeio, com a presença de seis equipes: Brasil Sport Club, Fênix, São Cristóvão, Anilense, Vasco da Gama e claro, o Luso Brasileiro, que foi o primeiro vencedor da história do Estadual e repetiria o feito outras sete vezes até 1927, sendo até hoje um dos quatro maiores campeões do futebol maranhense. O FAC, que não esteve presente nos dois primeiros anos, marcaria seu nome na história com o título de 1920.

O trio de gigantes do futebol maranhense viria a surgir apenas nos anos seguintes. O Sampaio Corrêa, hoje o clube de São Luís com mais tempo na ativa, foi fundado em 1923, sendo campeão maranhense pela primeira vez em 1933. O Maranhão Atlético Clube, fundado em 1932, conquistaria seu primeiro troféu no ano de 1937, mesmo ano em que foi fundado o Moto Club. Inicialmente voltado apenas a competições de motociclismo, o rubro-negro estabeleceu seu departamento de futebol em 1939 e conquistou seu primeiro título no futebol em 1944.

*Com informações do blog Futebol Maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.