Mercado da Bola

Zé Augusto pede demissão do Maranhão Atlético e encaminha acerto com o Sampaio Corrêa

Treinador colecionou grandes resultados com o Quadricolor em pouco mais de dois anos de trabalho.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 13/05/2024 às 20h24
O técnico Zé Augusto pediu demissão do Maranhão Atlético nesta segunda-feira (13).
O técnico Zé Augusto pediu demissão do Maranhão Atlético nesta segunda-feira (13). (Iury Oliveira / Maranhão Atlético Clube)

SÃO LUÍS - O Maranhão Atlético anunciou, no início da noite desta segunda-feira (13), que o treinador Zé Augusto e três integrantes de sua comissão técnica pediram demissão, após receberem proposta para assumir outro clube na sequência da temporada. De acordo com a apuração da equipe do Imirante Esporte, Zé Augusto deve ser anunciado a qualquer momento como novo técnico do Sampaio Corrêa, junto com o auxiliar Gabriel Júnior, o preparador físico Alan Robson e o auxiliar de preparação técnica Jonathan VT.

"As conquistas dos meninos do Zé Augusto estarão sempre marcadas, com as quatro cores do estado, na história do futebol maranhense. O Maranhão agradece todo o trabalho realizado nesses quase dois anos de história sob o comando dos profissionais, e deseja uma boa sorte em seus compromissos futuros!", diz a nota divulgada pelo Maranhão Atlético nas redes sociais.

Zé Augusto, de 45 anos, chegou ao Maranhão Atlético em agosto de 2022, após passagens por IAPE, Moto Club e Juventude Samas, com a missão de reerguer o Quadricolor, que vivia um dos piores momentos de sua história e estava disputando a Segundinha Maranhense pelo segundo ano consecutivo. Em poucos meses de trabalho de Zé Augusto, o MAC foi campeão da Segundinha, campanha que garantiu o retorno à elite estadual, e ficou com o vice-campeonato da Copa FMF, onde carimbou a vaga para o Campeonato Brasileiro Série D.

Já na temporada de 2023, Zé Augusto continuou fazendo história no comando do Maranhão Atlético, com destaque para a conquista do Campeonato Maranhense, encerrando um jejum de 10 anos do Quadricolor sem faturar o título estadual e classificando a equipe para duas competições de alto nível: a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil. Além disso, o Maranhão Atlético fez uma campanha memorável no Campeonato Brasileiro Série D, onde ficou muito próximo do acesso à Série C, sendo eliminado pelo Ferroviário nas quartas de final após disputa de pênaltis.

Em 2024, o Maranhão Atlético manteve a rotina de bons resultados com Zé Augusto, garantindo vaga na final do Campeonato Maranhense e registrando uma boa participação em sua estreia na Copa do Nordeste, onde teve a sétima melhor campanha na fase de grupos, apesar de não ter se classificado para as quartas de final. Zé Augusto se despede do MAC com 36 vitórias, 26 empates e apenas 10 derrotas em 72 jogos, registrando aproveitamento de 62,03% dos pontos.

Até às 20h desta segunda-feira (13), o Sampaio Corrêa ainda não havia confirmado o acerto com Zé Augusto e nem a saída do treinador Thiago Gomes. Em nota publicada nas redes sociais durante a tarde, a assessoria da Bolívia Querida informou que Thiago Gomes e o executivo de futebol Pedro Soriano se reuniriam nas próximas horas com o presidente Sergio Frota, que fará um pronunciamento nesta terça-feira (14), no CT José Carlos Macieira.

Sem Zé Augusto, o Maranhão Atlético deve anunciar um novo treinador já na tarde desta terça-feira (14), na reapresentação do elenco quadricolor no Parque Valério Monteiro. O MAC volta a campo na tarde deste sábado (18), às 16h, diante do Águia de Marabá, no Estádio Castelão, pela quarta rodada da fase de grupos do Campeonato Brasileiro Série D.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.