SÃO PAULO - O tetracampeão mundial Acelino “Popó” Freitas anunciou sua aposentadoria do boxe nesta segunda-feira (6), durante o evento de divulgação do Fight Music Show 7, em São Paulo. Em um pronunciamento emocionado, o ex-lutador afirmou que a decisão foi motivada pela vergonha e frustração após a confusão com Wanderlei Silva, ocorrida no Spaten Fight Night.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
Segundo Popó, o episódio marcou profundamente sua trajetória. “Vocês não têm ideia de como foi vergonhoso para mim passar pelo que passei em cima daquele ringue. Não foi pelo dinheiro. E passar por aquela humilhação foi uma das piores coisas da minha vida como lutador”, declarou, emocionado.
VEJA MAIS
“Foi vergonhoso para mim e para o boxe brasileiro”, diz Popó
Popó explicou que sua decisão de deixar definitivamente os ringues vem acompanhada de um sentimento de encerramento e paz pessoal. “Nunca saí machucado de uma luta de boxe. Saí machucado porque o cara me agrediu fora da luta. Foi vergonhoso para mim e para o boxe. Então, hoje eu paro”, afirmou.
O ex-campeão, que completou 50 anos, reforçou que já conquistou tudo o que desejava no esporte e que agora o foco será a família.
“Não tenho mais nada a provar para ninguém. Foram sete campeonatos mundiais, fui supercampeão do mundo. Tenho uma vida para curtir, tenho netos. Não vejo por que me expor mais”, completou.
Confusão com Wanderlei Silva e lesão na mão apressaram decisão
A decisão de Popó acontece após uma sequência de contratempos. Além da polêmica luta com Wanderlei Silva, o ex-boxeador foi retirado do combate contra o ex-BBB Diego Alemão por causa de uma cirurgia na mão direita. Ele também estava suspenso devido à pancadaria com o ex-lutador de MMA durante o Spaten Fight Night.
Durante o evento, Popó ainda pediu que o público e os atletas “selassem a paz” no boxe brasileiro.
“Vamos tocar a mão, sem empurrão, sem falta de respeito. Hoje a gente sela a paz no nosso boxe”, disse, visivelmente emocionado.
Fim definitivo de uma era do boxe brasileiro
Com o anúncio, Popó encerra oficialmente uma das carreiras mais vitoriosas do esporte nacional, com títulos mundiais em quatro categorias diferentes e reconhecimento internacional.
Embora já tivesse anunciado aposentadoria em 2023, o baiano havia voltado atrás. Desta vez, no entanto, o tom de despedida foi definitivo:
“O boxe parou para mim. Foi vergonhoso o que aconteceu. Hoje eu penduro as luvas”, concluiu Popó, sob aplausos.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.