Sem jogar!

"Abandonado" no Flamengo, zagueiro maranhense faz desabafo: "Não é sobre salário"

Fora dos planos do Flamengo, zagueiro maranhense Pablo treina separado desde janeiro e afirma não estar triste com a situação.

Eduardo Lindoso / Imirante

Atualizada em 29/09/2025 às 13h47
Pablo em jogo do Flamengo pelo Campeonato Carioca em São Luís
Pablo em jogo do Flamengo pelo Campeonato Carioca em São Luís (Paulo Reis / Flamengo F.C)

SÃO LUÍS - O zagueiro maranhense Pablo, de 33 anos, vive um período de indefinição no Flamengo. Fora dos planos da comissão técnica desde o início do ano, o jogador treina em horários alternativos no Ninho do Urubu, mas garante que mantém o otimismo diante da situação. Em um vídeo publicado em seu perfil em uma rede social, o atleta deu uma declaração em tom de desabafo. Neste ano de 2025, Pablo fez apenas quatro jogos, todos pelas rodadas iniciais do Campeonato Carioca. Duas dessas partidas foram em São Luís, cidade natal do jogador. Foram duelos contra Nova Iguaçu e Bangu, no estádio Castelão. “Não é sobre salário, não é sobre o que ganho. Tem várias pessoas milionárias, bilionárias, que estão depressivas”, disse o atleta. 

VEJA MAIS 

Palmeiras critica postura do Flamengo após bloqueio de cotas de transmissão de TV

Treinos isolados e rotina intensa do maranhense

Desde janeiro, Pablo realiza atividades físicas separadas do elenco principal, seguindo programação dos profissionais do clube. Fora das instalações rubro-negras, o atleta complementa a rotina com corridas e beach tennis.

Em uma das postagens mais recentes, o defensor compartilhou um treino de 10 km de corrida, recebendo críticas de um torcedor que ironizou sua ausência em campo. Pablo respondeu com bom humor: “Agora só 2026”, indicando que não deve atuar pelo Flamengo até o fim do seu contrato.

Declaração nas redes sociais

Mesmo afastado, o zagueiro maranhense afirma que não se sente abatido. Em mensagem publicada nas redes sociais, ele destacou que sua satisfação pessoal vai além da situação profissional:

“Que eles enxerguem o Pablo. Não o Pablo jogador de futebol, que está há oito meses treinando separadamente no Flamengo e está feliz. Não estou dizendo que estou conformado com a situação que estou vivendo, estou dizendo que não estou triste. Não é sobre salário, não é sobre o que ganho. Há várias pessoas milionárias, bilionárias que estão depressivas. Não é sobre o quanto você ganha, é o que você carrega. O que eu carrego é muito maior do que a situação que eu vivo. Não são as dificuldades que vão atrapalhar quem você é”, disse o maranhense. 

Fora dos planos de Filipe Luís

O técnico Filipe Luís não conta com Pablo para a temporada e, por isso, o jogador permanece fora dos planos do elenco principal. A tendência é que o defensor permaneça treinando à parte até o término do vínculo, previsto para 2026.

Mais sobre a carreira de Pablo 

Bastante conhecido no futebol brasileiro pela boa passagem que teve pelo Corinthians, o zagueiro Pablo Castro, nasceu em São Luís, e se destacou nas categorias de base do Ceará. Já no time profissional do Ceará, o defensor fez boas partidas no Brasileirão e, depois de uma passagem pelo Tiradentes-MG, foi para o Grêmio. Na sequência, passou no Avaí, Ponte Preta até ir para o futebol francês, no Bordeux. Na sequência, acabou sendo emprestado ao Corinthians, onde ganhou foi campeão, em 2017. Depois ele retornou para França, acabou indo para no Lokomotiv, da Rússia. Em 14 de março de 2022, foi anunciado como reforço do Flamengo. Em 2024, ele teve uma rápida passagem pelo Botafogo, mas jogou pouco e retornou ao Rubro-Negro. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.