SÃO PAULO - O Palmeiras se manifestou contra a conduta do Flamengo, liderado pelo presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, após a liminar obtida pelo clube carioca no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que bloqueou o repasse de R$ 77 milhões referente a parcela dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.
VEJA MAIS
Flamengo e Palmeiras conhecem datas das semifinais da Libertadores
O montante deveria ser distribuído entre os demais clubes da Libra (Liga do Futebol Brasileiro), formada por ABC, Atlético-MG, Bahia, Bragantino, Grêmio, Guarani, Paysandu, Remo, Vitória, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, além de Palmeiras e Flamengo.
Críticas do Palmeiras
Em nota oficial, o Verdão classificou a postura do Flamengo como “prepotente e dolosa”, citando, ainda, a recusa do clube carioca em assinar um manifesto do grupo que cobrava ações contra o racismo nos gramados sul-americanos.
"A postura prepotente e dolosa da atual gestão do Flamengo, infelizmente, não surpreende. Trata-se do mesmo grupo político que, no início do ano, recusou-se a assinar o manifesto da Libra que cobrava providências no combate ao racismo", afirmou o Palmeiras.
O clube paulista ainda classificou a ação do Flamengo como “estratégia predatória e torpe”, acusando a equipe de tentar asfixiar financeiramente os demais integrantes da Liga para obter benefícios individuais.
A ação do Flamengo
Segundo o Flamengo, a liminar foi motivada pela insatisfação com os critérios de divisão das receitas de TV da Libra, especialmente a fatia de 30% vinculada à audiência do pay-per-view. O clube alega que a divisão atual não reconhece adequadamente seu “poder gerador de receitas”, que representa cerca de 47% da torcida total dos times da Libra.
Palmeiras defende crescimento coletivo
Embora o Verdão pudesse ser beneficiado caso a alteração proposta pelo Flamengo fosse confirmada, o clube paulista reforçou que prioriza o crescimento coletivo do futebol brasileiro e busca um futuro sustentável para todos os times da Liga.
"Cabe ressaltar que o Palmeiras tem lugar de fala para se manifestar sobre o tema; afinal, além de equilibrado economicamente, seria um dos beneficiados diretos caso prosperasse a alteração pleiteada pela atual gestão do Flamengo. Entretanto, o Palmeiras compreende que não joga sozinho e, por isso, defende o crescimento coletivo do futebol brasileiro", declarou o clube.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.