RIO - Na noite de terça-feira (23), após o empate por 1 a 1 com o Lanús, no Maracanã, que eliminou o Fluminense nas quartas de final da Copa Sul-Americana, Renato Gaúcho pediu demissão do comando técnico do clube. Ele anunciou a saída ao fim da coletiva de imprensa, depois de responder às perguntas dos jornalistas. unto com ele, também deixam o clube os auxiliares Alexandre Mendes e Marcelo Salles. O auxiliar permanente Marcão foi definido para assumir interinamente a equipe.
VEJA MAIS
Fluminense cede empate ao Lanús e cai nas quartas da Copa Sul-Americana
Bastidores da decisão
Surpresa para o elenco e diretoria: Internamente, ninguém esperava que Renato tomasse a decisão naquele momento. Após o jogo, ele comunicou ao grupo que deixaria o clube, sem que houvesse uma conversa prévia longa sobre uma saída iminente.
Pressão da torcida e incômodo com críticas: Nos minutos finais da partida, houve vaias da torcida. Renê e Otávio foram bastante cobrados; Renato também foi xingado de “burro”. O ambiente acabou pesando. O técnico demonstrou bastante incômodo com as redes sociais e com o que chamou de críticas de pessoas “que não entendem nada de futebol”, mas que opinam intensamente.
Crise prévia: Renato já vinha passando por uma fase crítica desde o retorno da Copa do Mundo de Clubes. O desempenho em jogos decisivos, escolhas de elenco e táticas vinham sendo bastante questionados. Internamente, havia uma sensação de que alguns problemas estavam “não resolvidos”. A vitória sobre o Internacional no Beira-Rio representou um alívio momentâneo, mas a eliminação diante do Lanús foi o estopim.
O que vem agora
Busca por novo técnico: O Fluminense deverá definir nas próximas horas ou dias quem será o novo treinador, já que o calendário não para: o Brasileirão continua, assim como a Copa do Brasil.
Desafios imediatos: O substituto terá que lidar com cobranças da torcida, otimizar o elenco, sobretudo corrigir problemas ofensivos — que foram apontados como uma das causas da eliminação — e manter ou melhorar o desempenho no Brasileiro.
Possível continuidade de Marcão: Como auxiliar permanente, Marcão assume provisoriamente. Há quem veja nele chances de efetivação, mas isso dependerá da diretoria e dos resultados imediatos. Thiago Silva, por exemplo, manifestou público apoio à ideia de Marcão assumir oficialmente.
Em perspectiva
A saída de Renato Gaúcho marca o fim de um ciclo — tanto pela expectativa criada no início de sua passagem quanto pelo desgaste que se acumulou ao longo de meses. É comum no futebol que um resultado negativo em eliminación internacional instigue mudanças, mas no caso de Renato, o acúmulo de críticas, especialmente externas (redes sociais, torcida), parece ter sido decisivo.
Enquanto muitos jogadores, dirigentes e torcedores avaliam o legado que ele deixa — as conquistas, os momentos bons —, o Fluminense precisa agora rapidamente se reajustar para reconquistar confiança e seguir competitivo nas demais frentes da temporada.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.