Made in MA!

Maranhense de Codó brilha no Mundial de atletismo no Japão

Maranhense Guilherme Viana bateu seu próprio recorde nos 400m com barreira e foi até as semifinais, terminando entre os 17 melhores do mundo.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 18/09/2025 às 13h12
Guilherme Viana participou do seu primeiro Mundial de atletismo
Guilherme Viana participou do seu primeiro Mundial de atletismo (Arquivo pessoal)

SÃO LUÍS - Depois do velocista medalhista olímpico José Carlos Moreira, conhecido como Codó, a cidade do interior maranhense (290 km da capital) volta a revelar um nome para o atletismo mundial. Nesta semana, o também codoense Guilherme Viana brilhou no Mundial de atletismo, que está sendo disputado em Tóquio, na Japão. O atleta maranhense, que é campeão sul-americano e brasileiro, chegou às semifinais do Mudial nos 400m com barreira e fez o melhor tempo da sua carreira, 48s.69. 

VEJA MAIS 

Caio Bonfim é prata na prova de 35 km do Mundial de Atletismo

Maranhense se destaca no 49º Troféu Norte-Nordeste de Atletismo em Pernambuco

Francisco Guilherme dos Reis Viana, 25 anos, nasceu Povoado Tucunaré, na zona rural de Codó, e agora está entre os 17 melhores atletas do mundo nos 400m com barreira. Guilherme Viana confirmou a excelente fase que vem passando em 2025. Na eliminatória, melhorou seu recorde pessoal pela quinta vez no ano: fez 48.69. Antes, sua melhor marca era 48.94, conquistada em agosto, na semifinal do Troféu Brasil.

O maranhense não avançou à final, pois ficou na 17ª colocação, com o tempo de 49s01, abaixo do seu recorde, mas seu resultado já é histórico. É o pimeiro Mundial da carreira de Guilherme Viana. Na sua bateria de semifinal, Guilherme não conseguiu acompanhar o forte ritmo dos rivais e acabou na sexta posição. Ele ficou atrás dos líderes, o catari Abderrahman Samba (47s63) e o norueguês Karsten Warholm (47s72).

O único brasileiro classificado para a final dos 400m com barreiras foi Alison dos Santos, o Piu. A prova está programada para sexta-feira, às 9h15 (de Brasília).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.