NAIRÓBI – A Seleção Brasileira Feminina de Rúgbi de 7 inicia, neste fim de semana, a temporada 2026 do Circuito Mundial de Rugby Sevens (SVNS). Conhecidas como As Yaras, as brasileiras disputam, em Nairóbi, no Quênia, a primeira etapa do SVNS 2, segunda divisão da nova estrutura do circuito, que vale vaga no SVNS World Championship, o Campeonato Mundial da modalidade. As gêmeas maranhenses Thalia Costa e Thalita Costa estão confirmadas na equipe nacional.
VEJA MAIS
Maranhense Thalia Costa é eleita a melhor atleta do Rugby no Prêmio Brasil Olímpico do COB
As Yaras estreiam no SVNS 2 em Nairóbi
A competição reúne seis seleções femininas e será disputada em três etapas, no sistema de pontos corridos, com todas as equipes se enfrentando em cada torneio. Ao final das etapas no Quênia, Uruguai e Brasil, as quatro melhores seleções avançam ao Campeonato Mundial.
A estreia das Yaras acontece diante da seleção anfitriã, o Quênia, em confronto que abre a campanha brasileira na temporada 2026 do Circuito Mundial de Rugby Sevens.
Retrospecto animador das Yaras no sábado
O histórico recente é favorável ao Brasil nos compromissos do primeiro dia de competição.
Brasil x Quênia: as africanas nunca venceram as brasileiras em jogos oficiais. No último duelo, em 2025, vitória do Brasil por 28 a 10.
Brasil x Argentina: ampla vantagem brasileira, com 36 vitórias em confrontos oficiais. As argentinas venceram apenas uma vez, em 2024.
Brasil x África do Sul: duelo mais equilibrado, com seis vitórias do Brasil e cinco das sul-africanas. No último encontro, em 2024, triunfo brasileiro por 24 a 0.
Jogos das Yaras – Etapa 1 do SVNS 2
Nairóbi (Quênia)
14/02 – 03h44: Brasil x Quênia – Disney+
14/02 – 06h24: Brasil x África do Sul – Disney+
14/02 – 09h04: Brasil x Argentina – ESPN 2 e Disney+
15/02 – 05h22: Brasil x Espanha – Disney+
15/02 – 09h34: Brasil x China – ESPN 2 e Disney+
Convocadas da Seleção Brasileira Feminina de Rúgbi de 7
A treinadora Crystal Kaua apostou em um grupo experiente para buscar uma campanha consistente no SVNS 2.
Thalita Costa – Delta (PI)
Camila Ísis Carvalho – El-Shaddai (RJ)
Aline Furtado – Poli (SP)
Maysa Fernandes – Poli (SP)
Mariana Nicolau – São José (SP)
Bianca Silva – Leoas de Paraisópolis (SP)
Thalia Costa – Delta (PI)
Gabriela Lima – El-Shaddai (RJ)
Isadora Lopes – Melina (MT)
Giovanna Barth – Maringá (PR)
Rafaela Zanellato – Curitiba (PR)
Yasmim Soares – Melina (MT)
Entenda o que é o SVNS 2
O SVNS 2 é a segunda divisão do Circuito Mundial de Rugby Sevens em 2026 e conta com as seleções de Brasil, China, Espanha, Quênia, África do Sul e Argentina. Cada etapa distribui pontos conforme a colocação final, e as quatro melhores avançam ao SVNS World Championship, que começa em abril.
Próximas etapas das Yaras no Circuito Mundial
21 e 22 de março: Etapa 2 – Montevidéu (Uruguai)
28 e 29 de março: Etapa 3 – São Paulo (Brasil), no Estádio Nicolau Alayon
Caso se classifiquem, as Yaras disputam o SVNS World Championship, com etapas em Hong Kong, Valladolid (Espanha) e Bordeaux (França).
Novo formato do Circuito Mundial de Rugby Sevens
A World Rugby reformulou o circuito para a temporada 2026. O SVNS World Championship contará com 12 seleções femininas e 12 masculinas, reunindo as oito melhores do SVNS 1 e as quatro melhores do SVNS 2.
Se terminar o Mundial entre as oito primeiras colocadas, a Seleção Brasileira Feminina de Rúgbi de 7 garante vaga na primeira divisão, ao lado de potências como Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos e Canadá.
Destaque maranhense na Seleção Brasileira Feminina de Rúgbi de 7
Naturais de São Luís, Thalia e Thalita Costa iniciaram a trajetória esportiva no atletismo antes de migrarem para o rugby sevens. As gêmeas se destacaram pela Associação Maranhense de Rugby (Amaru) e, posteriormente, pelo Delta Rugby, do Piauí. Integrantes da seleção desde 2018, elas passaram a ser convocadas juntas a partir de 2019 e seguem como nomes importantes das Yaras.
Saiba Mais
- Maranhense sonha com a Copa do Mundo: “Aí seria top, para fechar com chave de ouro”
- Maranhense Carlos Vinicius entra no radar da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo
- Semifinais do Campeonato Maranhense têm datas definidas
- Justiça manda Flamengo depositar R$ 16,8 milhões por venda de maranhense à Roma
- Técnico maranhense anuncia primeira convocação na Seleção Brasileira de beach soccer
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.