AmeriCup 2025

Pivô maranhense faz 11 pontos, Brasil ganha a segunda partida e garante classificação antecipada

Maranhense Ruan Miranda ajudou a Seleção Brasileira a superar a equipe das Bahamas por 84 a 66; Brasil foi às quartas de final.

Imirante Esporte, com informações da CBB

Jogadores da Seleção Brasileira celebram segunda vitória na  AmeriCup 2025 ( Foto - Divulgação / CBB)
Jogadores da Seleção Brasileira celebram segunda vitória na  AmeriCup 2025 ( Foto - Divulgação / CBB)

MANÁGUA - A Seleção Brasileira conquistou mais uma vitória na AmeriCup 2025. Neste domingo (24), em Manágua, Nicarágua, o Brasil venceu Bahamas por 84 a 66 e assegurou a classificação antecipada para as quartas de final da competição. Já classificado, o time brasileiro volta à quadra nesta terça-feira ( 26) às 22h10, contra os EUA, encerrando a fase de grupos. O pivô maranhense Ruan Miranda fez 11 pontos e pegou cinco rebotes nessa partida. 

Brasil mais uma vez garantiu a vitória no jogo coletivo. Cinco atletas atingiram digito-duplo em pontuação. Yago Mateus foi o cestinha brasileiro com 17 pontos, seguido por Alexey com 14, Gui Deodato com 13, Reynan com 12 e Ruan com 11. 

O jogo 

Apesar de um começo em ritmo abaixo, Brasil chegou a perder por 14 pontos, mas contou com ótimo jogo externo de Yago e Alexey e diminuiu desvantagem no primeiro período.

No segundo quarto, a equipe mostrou poder de reação e voltou a jogar em ritmo alto, diminuindo a desvantagem ponto a ponto. Durante o período, Brasil chegou a empatar em 31 a 31, mas Bahamas voltou a converter as posses. Ainda assim, os comandados de Aleksandar Petrovic conseguiram a virada e foram para o intervalo vencendo por 40 a 39.

A virada serviu de combustível para uma atuação dominante no terceiro período. Liderado por Lucas Dias e Yago, Com um arsenal ofensivo de elite, o Brasil acelerou o ritmo e encaixou a defesa, aplicando uma parcial de 33 a 11 que transformou o jogo. Ao fim do quarto, o placar mostrava 73 a 50 e a vitória encaminhada.

Com a diferença confortável, o último quarto serviu apenas para confirmar o resultado. Nathan Mariano e Caio Pacheco receberam oportunidades no quarto período confirmaram a vitória da Seleção por 84 a 66.

No jogo de abertura do Brasil na AmeriCup Ruan fez seis pontos e pegou cinco rebotes  ( Foto - Divulgação / Manu Aulicino)
No jogo de abertura do Brasil na AmeriCup Ruan fez seis pontos e pegou cinco rebotes  ( Foto - Divulgação / Manu Aulicino)

Mais sobre o maranhense Ruan Miranda

Sobrinho da multicampeã Iziane Castro, Ruan Miranda vai defender o Flamengo pela tereira vez na carreira. O pivô de 23 anos chegou ao Rubro-Negro ainda jovem, após uma rápida passagem pelo time masculino do Sampaio Basquete, e conquistou dois títulos do NBB em 2019 e 2021, além de faturar a Champions League Americas, maior torneio de basquete do continente. Ruan, no entanto, teve pouco espaço na equipe profissional do Flamengo no início da carreira e foi mais acionado em torneios como o Campeonato Brasileiro de Base e a Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB), principal competição de base da modalidade no país.

Sem espaço no Flamengo, Ruan Miranda foi para o Cerrado Basquete, onde faturou os prêmios de MVP (jogador mais valioso) da LDB e Destaque Jovem da temporada 2022/23. Em seguida, o pivô fechou com o Paulistano, sagrando-se campeão da LDB 2023 e do Campeonato Paulista de Basquete antes de acertar transferência para o Capitanes de Ciudad de México, equipe que disputa a Liga de Desenvolvimento da NBA (G-League). Após uma temporada no Capitanes, Ruan permaneceu no México para disputar a liga local pelo Astros de Jalisco antes de confirmar o retorno ao Flamengo.

Além de se destacar em suas passagens por clubes, Ruan Miranda brilhou ainda em competições pela Seleção Brasileira de Basquete 3x3. O pivô maranhense ajudou o Brasil a conquistar a inédita quarta colocação na Copa do Mundo da modalidade e defendeu o país nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile. Já em 2022, no 5x5, Ruan foi campeão do Globl Jam com a Seleção Brasileira Sub-23, sendo titular nas cinco partidas do torneio disputado em Toronto, no Canadá. No final de 2024, o pivô foi convocado pela Seleção Brasileira para jogos das Eliminatórias da AmeriCup, contra Uruguai e Panamá.

Programação AmeriCup

23/08 - Brasil 81x76 Uruguai 
24/08 - Brasil 84x66 Bahamas 
26/08 - Brasil x EUA - 22h10 - ESPN

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.