Futuro do esporte

Quilombola maranhense de 13 anos se destaca no salto com vara e ganha chance nos JEM's

Quilombola Sofia Matos dos Santos se destacou em projeto social e esta na disputa da fase dos Jogos Escolares em São Luís.

Com informações da assessoria

Atualizada em 21/08/2025 às 13h18
Sofia Matos dos Santos ganhou medalha em etapa final dos JEM's
Sofia Matos dos Santos ganhou medalha em etapa final dos JEM's (Divulgação)

SÃO LUÍS - Sofia Matos dos Santos, 13 anos, é uma adolescente quilombola, moradora da comunidade de Jaibara dos Nogueiras, em Itapecuru-Mirim (MA). Ela começou a praticar atletismo por meio de um projeto social que promove a modalidade em comunidades quilombolas, como instrumento de formação integral de crianças e adolescentes, fortalecendo vínculos comunitários, hábitos saudáveis, proteção e desenvolvimento social, educacional e humano.

Entre as provas que começou a praticar, Sofia chamou atenção dos profissionais do projeto pelo desempenho, em especial, no Salto com Vara, realizado sem o uso de equipamentos profissionais. Com uma vara de bambu e o colchão de salto em altura, já chegou a marca de 1,70m, considerado um bom índice para iniciantes.

O talento da jovem chamou a atenção das treinadoras, que apostaram no seu potencial e a incentivaram a seguir na modalidade. Agora, Sofia vai representar sua escola e seu município na fase final dos Jogos Escolares Maranhenses – JEM’s, disputada em São Luís, onde terá, pela primeira vez, acesso a uma estrutura profissional de competição.

Além do Salto com Vara, a jovem quilombola maranhense vai participar de outras duas provas da modalidade: Salto em Altura e 110 metros com barreiras.

A história de Sofia é um exemplo de como o esporte pode transformar vidas e revelar talentos mesmo em cenários de adversidade.

Sobre o Pernas pra que te Quero

Sofia não será a única aluna do projeto Pernas pra que te Quero a participar da fase final do Jem’s, na capital maranhense. Pelo menos outros seis beneficiários do projeto também estarão em São Luís participando das provas de atletismo e representando suas escolas e municípios.

O Pernas Pra Que Te Quero – Ano IV é um projeto de esporte educacional que visa fortalecer a prática do atletismo em comunidades quilombolas e territórios de alta vulnerabilidade social no Maranhão, promovendo inclusão, desenvolvimento integral e ampliação do repertório motor de crianças e adolescentes. O projeto é desenvolvido em 10 comunidades de 7 municípios maranhenses, atendendo diretamente 1.200 educandos, de 6 a 18 anos, prioritariamente matriculados na rede pública de ensino.

O projeto concebido e executado pelo Instituto Formação com patrocínio da Vale é realizado com o apoio do Governo Federal por meio do Ministério dos Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.