Made in MA

Maranhenses conquistam pódios no Campeonato Carioca de Levantamento de Peso Olímpico (LPO)

A competição também serviu para a Confederação Brasileira de LPO analisar índices dos atletas para campeonatos internacionais em 2025.

Com informações da assessoria

Isaac, Emily,  Dudu LPO,  Lívia Soares e João Roberto
Isaac, Emily, Dudu LPO, Lívia Soares e João Roberto (Divulgação)

SÃO LUÍS - O Maranhão encerrou em grande estilo, a temporada nacional das competições de Levantamento de Peso Olímpico (LPO). Desta vez, em participação no Campeonato Carioca de LPO - a Copa Romênia - a delegação maranhense trouxe três medalhas de ouro e uma de prata. A competição foi realizada no último fim de semana, sábado (30.11) e domingo (01.12), na Academia do Clube Apcef, em Jacarepaguá (RJ).

A delegação do Maranhão foi formada por quatro atletas,  e teve o comando do diretor  técnico da Federação Maranhense de LPO (Felp-MA), Eduardo Roberto, o Dudu LPO, e o apoio da treinadora Lívia Soares. As três medalhas de ouro vieram na categoria sub-17, com atletas que, recentemente, conquistaram pódio no Brasileiro de LPO, realizado em outubro também no Rio de Janeiro.

O Campeão Brasileiro Sub-17, Isaac Gomes, faturou a medalha de ouro na categoria 89 kg. Ele levantou 120 kg no movimento arranco, e 140 kg no arremesso.

A atleta Emily Kuster, também Campeã Brasileira e atleta da Seleção Brasileira, confirmou o favoritismo e venceu na categoria até 55kg. No movimento arranco, Emily levantou 65kg; e no movimento arremesso, ela levantou 90kg.

O atleta João Roberto, filho dos treinadores Dudu LPO e Lívia Soares, foi o vencedor na categoria 61 kg. Ele levantou 85 kg no arranco e 95 kg no arremesso.

O Maranhão também teve representante na categoria Máster 35+. O atleta Cleber Sanches ficou em 2º lugar na categoria 89kg, levantando 80kg no arranco e 100 kg no arremesso.

Para o diretor técnico da Felp-MA, a boa atuação vem para coroar ainda mais o trabalho desenvolvido pelo LPO maranhense.

“O ano de 2024 está sendo vitorioso para o LPO maranhenses. Vamos relembrar que São Luís recebeu o Campeonato Brasileiro Adulto de LPO, no mês de maio. Foi a primeira vez que a competição nacional saiu do eixo Sul-Sudeste para ser realizada no Nordeste. No Brasileiro de LPO Sub-17, realizado em outubro no Rio de Janeiro, o Maranhão trouxe 12 medalhas. E bateu o recorde nacional com o atleta Rykelme Emanuel, atleta do projeto social do Ct Dudu Lpo. Parabenizo os nossos atletas que estão focados em representar bem o Maranhão. Agradeço também a ajuda dos pais e familiares desses atletas, que estão apoiando as viagens. O LPO maranhense já está fazendo história no cenário nacional”, avalia Eduardo Roberto.

Para fechar o calendário de 2024, neste sábado (07), a Federação Maranhense de LPO realiza a última etapa do Estadual, a Copa Dragos, no CT do Dudu LPO, no Complexo Esportivo Sports Village   bairro Calhau.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.