Made in MA!

Maranhenses conquistam pódios no Campeonato Brasileiro Adulto de LPO

Talentos maranhenses das categorias de base conquistam títulos na competição em Sete Lagoas, Minas Gerais.

Com infomações da assessoria

Atualizada em 28/05/2025 às 11h17
Isaac Gomes (16 anos) conquistou o 3º lugar no arranco e o quarto no geral
Isaac Gomes (16 anos) conquistou o 3º lugar no arranco e o quarto no geral (Divulgação)

SÃO LUÍS - O Maranhão segue no topo dos campeonatos nacionais de Levantamento de Peso Olímpico (LPO). Desta vez, a delegação maranhense, comandada pelo técnico Eduardo Roberto (Dudu LPO), trouxe 5 medalhas do Campeonato Brasileiro Adulto de LPO. O Maranhão ainda conquistou o índice para participar do Pan-Americano com o atleta Isaac Gomes. A competição foi realizada, neste mês de maio, em Sete Lagoas, em Minas Gerais.

A delegação maranhense foi formada por 6 atletas e 4 técnicos: os treinadores Eduardo Roberto e Lívia Soares; a presidente da Federação Maranhense de LPO (FELP-MA) Lucena Marques e o treinador  Márcio Luiz. Lucena e Márcio foram convidados para participar da arbitragem da competição brasileira.

No masculino, atletas maranhenses que também competem em categorias de base brilharam na competição. A primeira medalha saiu com o atleta João Roberto (14 anos), filho dos treinadores Eduardo Roberto e Lívia Soares. Ele foi 3º lugar na categoria 60kg masculino, levantando 85kg no movimento arranco e 100kg no movimento arremesso.

Depois foi a vez do Campeão Brasileiro da categoria Sub-17(até 89kg), Isaac Gomes (16 anos), carimbar mais duas grandes conquistas no currículo. No Brasileiro Adulto, ele conquistou o 3º lugar no arranco e o quarto no geral. Para coroar a sua campanha na competição, Isaac conseguiu bater índices para competir no Sul-Americano e Pan-Americano de LPO.

Outro talento do LPO Maranhense, Cayo Elcias, que já foi Vice-Campeão Brasileiro, neste ano ficou em 3º lugar na categoria (98kg). E fechando a participação masculina na competição, Adriano Filho, categoria 71kg, ficou em oitavo lugar.

O Maranhão também surpreendeu na categoria feminina. Recuperada de uma cirurgia no cotovelo, após se lesionar no ano passado, Ranna Luiza Pinheiro mostrou superação e garra para retornar ao Campeonato Brasileiro de LPO. Ela conquistou o 2º lugar na categoria 77kg. No somatório dos movimentos (arranco e arremesso), Ranna levantou 191 kg. Completando o pódio na categoria até 77 kg, a atleta Samara Soares ficou em 3º lugar, levantando 189 kg no total.

Maranhão bem representado 

O diretor técnico da Felp-MA,  Eduardo Roberto (Dudu LPO) destaca que o Brasileiro Adulto é a principal competição de LPO do país. E o Maranhão foi muito bem representado, com vários destaques.

“Os nossos atletas do Sub-17, em uma primeira vez no Brasileiro Adulto, trouxeram importantes conquistas. E daí, uma ressalva para os índices que o Isaac, de 16 anos, conquistou para participar das competições internacionais. Meu filho, João Roberto, atleta mais novo da competição com 14 anos, foi pódio também. As mulheres também brilharam. O retorno da Ranna Luiza com muita superação, sendo vice-campeã. Samara conquistou 3º lugar. Os nossos atletas Cayo e Adriano também marcaram presença. Foi uma competição vitoriosa para todos nós. Agora é se preparar para a Copa da Juventude, em junho”, disse Dudu LPO.  

No Levantamento de Peso Olímpico, os atletas executam dois movimentos principais: o arranco (snatch) e o arremesso (clean and jerk). No arranco, o atleta levanta a barra de uma só vez, do chão até acima da cabeça. Já no arremesso, o levantamento é feito em duas etapas: primeiro, a barra é levantada até a altura do peito (clean), e depois, é impulsionada acima da cabeça (jerk).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.